Notícias do Novo Tílias News

Mosquito encontrado em Caçador não é Aedes aegypti

A Secretaria de Saúde de Caçador, através do setor de Vigilância Epidemiológica, informou na tarde desta terça-feira, 29, que o mosquito capturado por um morador do bairro Reunidas, não é o Aedes aegypti. O fato aconteceu na semana passada, quando cogitou-se a possibilidade de ser o mosquito transmissor da dengue.

De acordo com a agente Maria Helena Eger, o inseto encontrado é um Aedes, porém não o aegypti. A principal diferença está na cor. "O mosquito encontrado tem a cor piche bem escuro. Já o Aedes aegypti tem a cor marrom", explicou a profissional em entrevista à Rádio Caçanjurê.

"O mosquito encontrado em Caçador também transmite a dengue e outras doenças, porém precisa picar alguém doente para transmitir", acrescentou Maria Helena.

Em Caçador atualmente não há registros de pessoas com sintomas de dengue. No entanto, a prevenção é fundamental para evitar problemas. A principal orientação à comunidade é evitar a água parada.

Através do programa de combate á dengue, Caçador conta com 210 armadilhas que são monitoradas por três agentes. Os pontos estão em locais estratégicos como construções, cemitérios, ferro velhos, entre outros.

Em Caçador já foram encontrados 10 focos do mosquito transmissor da dengue, porém os mesmos não transmitiram a doença porque não picaram ninguém infectado.

De acordo com a secretaria de Saúde, Luzia Michelina dos Santos, todos os setores da administração municipal estarão realizando uma força tarefa no mês de janeiro para visitar casas e estabelecimentos comerciais, fiscalizando e orientando sobre os cuidados e prevenções necessárias para evitar a dengue e outras doenças.


Fonte/Autor: Caçador Online