Os Jasc estão chegando ao fim, mas, mesmo com o encerramento das competições muita coisa lembrará essa 55ª edição disputada aqui. Além do legado esportivo, os Jogos Abertos de Santa Catarina, que encerram nesta sexta-feira, 18, em Joaçaba, Luzerna e Herval d´Oeste, irão deixar um saldo positivo na economia da região. Estima-se, de acordo com pesquisas feitas nas últimas edições, que o evento trará um incremento aproximado de R$ 5 milhões. Destaque para os segmentos de alimentação, lazer e hotelaria. Esse último chegou a 100% de ocupação durante os jogos.
“Ainda não possuímos números oficiais, mas com o comércio aberto até mais tarde devido o Natal e o movimento de todos atletas, esperamos obter boas vendas. Além disso, pessoas dos municípios da região vem para cá para prestigiarem os Jogos e isso também representa um movimento significativo na nossa economia local”, expõe o presidente da CDL Joçaba, Paulo Delfino Pinto.
Durante os 10 dias de competição, os Jasc reúnem 4,6 mil atletas de 76 municípios do Estado. Contando dirigentes esportivos, técnicos e árbitros, o número de visitantes é de aproximadamente 5,5 mil pessoas.
Outro exemplo de giro econômico que o evento proporciona está na rede hoteleira. Segundo o presidente do Sindicato de Hotéis, Bares e Similares de Joaçaba, Gunther Marcio Meyer, a ocupação é de 100% nos sete hoteis espalhados pelos três municípios sede. O setor também registra hospedagens relacionadas aos jogos em Treze Tílias e Catanduvas.
“Acredito que um evento como os Jasc faz bem para toda população. Para o setor de hotelaria isso é fantástico, porque nessa época a ocupação é no máximo de 50% dos leitos”, compara Meyer.
Legado que fica
Além do movimento extra na economia, Joaçaba, Luzerna e Herval D´Oeste também comemoram o chamado legado dos Jasc. Os três municípios receberam juntos R$ 1,6 mi do Governo do Estado.
O recurso proporcionou construção e reformas em várias praças esportivas. Os investimentos mais significativos foram:
Joaçaba – construção da pista de bicicross e contrução da pista de atletismo da Unoesc.
Luzerna – reforma do campo e da sede do clube Vitória.
Herval D´Oeste – reforma do estádio municipal, reforma do ginásio Oscarzão e reforma do centro esportivo Ivonei Fiorentin.
Também foram realizadas adequações em várias escolas que serviram de alojamento para as delegações dos municípios visitantes.
Para o presidente da Fesporte, Osvaldo Juncklaus, os Jogos Abertos são um sucesso pela parceria do Governo do Estado com os municípios que sediam o evento. Segundo ele, a medida que a comunidade se dispõe a organizar o evento, existem os bônus, como o incremento gerado na economia.
“Tudo faz parte dos Jasc e por isso é uma marca forte que desperta o interesse dos municípios. Temos a situação da economia e o legado de obras físicas que agora ficam para uso dos moradores, mas pra mim o maior legado é o esportivo, o exemplo que os Jasc deixam para as pessoas, despertando o interesse pelo esporte”, diz.
A 55ª edição está sendo realizada em Joaçaba, Herval d’Oeste e Luzerna, com apoio de Erval Velho e Lacerdópolis.
Fonte: Murilo Roso / Fesporte