Notícias do Novo Tílias News

Joaçaba: Metodologia inovadora de avaliação é implantada no curso de Medicina

Metodologia de avaliação é inovadora no curso.
Os acadêmicos da 11ª fase de Medicina da Unoesc Joaçaba passaram por uma avaliação, no último sábado (5), considerada inovadora. A metodologia implantada pela primeira vez no curso foi realizada com 28 alunos no Ambulatório Universitário (AMU), sob orientação de nove professores.
A avaliação por simulação realística testou os estudantes sobre os conhecimentos adquiridos. Em ambiente controlado, os acadêmicos deveriam avaliar o estudo clínico do paciente, solicitando os exames necessários e adotando os procedimentos corretos para o caso apresentado. Os professores avaliadores acompanharam e conduziram a atividade, realizada de forma individual, em três salas simultaneamente.
— Toda a avaliação foi realizada como se o aluno estivesse em uma situação real, por isso a chamamos de simulação realística. O objetivo não é que o aluno chegue ao resultado final, descobrindo qual a doença do paciente, e sim avaliar se teve a conduta correta, solicitando exames e procedimentos coerentes — explicou a coordenadora pedagógica da Área das Ciências da Vida (ACV), professora Rôse Maria Makowski.
Professores avaliadores conduziram e acompanharam a atividade.
Professores avaliadores conduziram e acompanharam a atividade.
A implantação desta metodologia de avaliação inovadora surgiu a partir da viagem realizada ao México, na Universidade Autônoma de Chihuahua (UACH), onde é aplicada. Após visualizar os resultados obtidos com a tarefa, considerada positiva para os alunos, resolveu-se aplicá-la no curso.
Conforme afirmou a acadêmica da 11ª fase da Unoesc, Rita Mendes, que participou da avaliação, trata-se de uma atividade muito importante e que colabora no processo de ensino e aprendizagem.
— Achei a atividade muito satisfatória. Inclusive, seria importante que fosse desenvolvida desde o início do curso, pois a vivência na prática ajuda a sedimentar o conhecimento teórico adquirido nas aulas — disse a estudante.
A atividade foi avaliada pelos professores Ricardo Marques, Nadia Lorencette, Ricardo Camina, Walter Rothbarth, Rafael Rothbarth, Glênio Spinato e Roberto Zilio. As professoras Lorena Marques e Rôse Maria Makoski, também prestaram auxílio. A metodologia inovadora, aplicada no curso de Medicina, pode ser implantada também nos demais cursos da área da saúde.
Professores do curso que desenvolveram a avaliação por simulação realística.
Professores do curso que desenvolveram a avaliação por simulação realística.
Texto: Jessica Novello