Notícias do Novo Tílias News

Comitê Rio do Peixe faz explanação em Plenária da Facisc em Treze Tílias

A explanação do Comitê Rio do Peixe aconteceu na última sexta-feira, dia 27 de novembro durante a Plenária da Federação das Associações Empresariais de Santa Catarina do Meio-Oeste Catarinense (Facisc), realizada no auditório do Hotel Tirol, em Treze Tílias.

Na presença de lideranças empresariais do Meio Oeste Catarinense, o presidente do Comitê e, professor da Unoesc, Ricardo Marcelo de Menezes apresentou as ações que vem sendo realizadas pela instituição.

Menezes chamou a atenção sobre a importância da participação da classe industrial e da área agrícola no gerenciamento dos recursos hídricos em âmbito regional e estadual.  Conforme o professor, as classes citadas são usuários diretos da água e também precisam estar cientes dos problemas que estão acontecendo para que possam, juntamente ao Comitê, desenvolver ações para minimizá-los.

Na oportunidade, Menezes também explanou sobre a falta de um plano estadual de recursos hídricos no Estado. De acordo com a Agência Nacional das Águas, a ANA, Santa Catarina está entre os poucos estados brasileiros sem plano estadual de recursos hídricos.

O presidente do Comitê Rio do Peixe, reforça que o planejamento é importante porque faz um diagnóstico completo de quanta água o Estado tem e, quanta água é utilizada em cada um dos setores, que vai desde a agricultura até o âmbito industrial.

Menezes explica que por meio desses dados, pode-se utilizar os recursos de uma forma mais adequada e evitar uma série de problemas que vem acontecendo como, por exemplo, a escassez da água.

Menezes afirma que Santa Catarina se destaca no cenário empresarial, por isso, espera-se que esta classe se engaje com mais força no movimento dos Comitês, para que o Estado se sensibilize e coloque em ação uma política de recursos hídricos.

Durante a plenária também foram distribuídos materiais impressos do Comitê, apresentado os novos canais de comunicação, a reformulação do site e as novas ferramentas de pesquisa que ele proporciona, para melhor uso da comunidade. Mais informações sobre a Bacia do Rio do Peixe podem ser acessadas no site: www.cbhriodopeixe.com.br

Fonte: Rádio Tropical FM