Notícias do Novo Tílias News

Videira: Trabalhos da regional seguem para Feira Nacional da Matemática

Dos onze trabalhos que seguiram para a etapa estadual da Feira da Matemática, dez receberam premiação de destaque, sendo que dois deles, foram indicados para a etapa nacional da modalidade, que acontecerá em setembro de 2016 no estado da Bahia. Os projetos são oriundos da EEB Cecília Vivan, de Salto Veloso e EEB Governador Borhausen, de Arroio Trinta. Para o secretário de Estado de Desenvolvimento Regional, Dorival Carlos Borga, o reconhecimento aponta o bom caminho que as escolas da região estão seguindo "A qualidade dos trabalhos desenvolvidos nas escolas da rede estadual estão muito elevados, em virtude do comprometimento das direções e professores e principalmente do estímulo e motivação dos alunos. Parabenizamos todos os participantes" afirmou

Com o tema "Fora dos padrões, mas dentro da matemática", o trabalho da EEB Governador Borhausen, de Arroio Trinta, que seguirá para a etapa nacional foi apresentado pelas alunas: Fernanda Giacomin Gemeli e Pietra Luisa Abati, orientadas pela professora Silvana Rita Nesi Perin.

Da EEB Cecília Vivan, de Salto Veloso, o trabalho que seguirá para a Feira Nacional é "A arte da matemática nos mosaicos", desenvolvida pelos alunos Adélcio Leonadro Antunes de Matos e Giselli Abatti e orientados pela professora Luciane Passoni Abati Dentre os projetos com premiação de destaque integraram: da EEB Inspetor Eurico Rauen, de Videira, os projeto "Vinho Biodinâmico" com os estudantes: Luciano da Silva Junior e Isadora Trindade Dambros, orientados pela professora Anilde Anzanello de Bortoli e "Operações e Formas Matemáticas no arraiá da Eurico Rauen" dos professores Nilseia Lemos e Marisa Trindade Dambros; da EEB Governador Borhausen, de Arroio Trinta, os projetos: "Somando Vidas" das alunas Analice Borga Manenti e Chayane Nilde Serighelli, orientador por Zenaide Gemeli; Carla Lais Manenti e Higor Teixeira Locatelli, orientados pela professora Soliandra Ruzza que abordou "Da leveza do voo de uma borboleta à geometria complexa da natureza"; e também "Reinventando a captação da água da chuva" com os estudantes: Edipo Consoni e Jeliane Cividini, orientados pela professora Soliete Ruzza Altenhofen.

Da rede municipal da regional ainda receberam reconhecimento: a Apae de Tangará; o Cemei Irmã Bonavita de Videira, Escola Municipal Fidélis Antonio Fantin, de Videira e a Escola Municipal Maria Luiza Ozório Zummer, de Tangará. Para a gerente de educação, Rita de Cássia Soares, é um reconhecimento importante para a educação regional "Foram expostos, orientados e avaliados diversos trabalhos, de mais de 350 estudantes e 221 professores. Nossa regional teve dez premiações de destaque que enaltecem a qualidade do que é desenvolvido na nossas escolas. Esse reconhecimento é de todos que trabalham por uma educação cada dia melhor" destacou.

A Feira Catarinense de Matemática aconteceu nos dias 28, 29 e 30 de Outubro, no Centro de Exposições Edmundo Doubrawa, em Joinville. Nesta 31ª edição estadual foram expostos 175 trabalhos, oriundos de 57 municípios catarinenses, selecionados por Comissões de Avaliação de 13 Feiras Municipais e 18 Feiras Regionais de Matemática, realizadas no estado de Santa Catarina em 2015, com a finalidade de socializar pesquisas e resultados.





Fonte: Assessoria de Imprensa