Notícias do Novo Tílias News

Videira: Participantes do projeto Caminho das Videiras recebem capacitação

Em julho deste ano, a Prefeitura de Videira, por meio da Secretaria de Turismo e Cultura, em parceria com o SEBRAE/SC, lançou oficialmente o projeto Caminho das Videiras, que visa desenvolver o turismo rural no município, criando um roteiro especial, tendo como parceiros empreendedores rurais videirenses. De acordo com o secretário da pasta – Clemir Schmitt, esta é uma forma de agregar valor às atividades desenvolvidas e, ao mesmo tempo, aumentar o fluxo de turistas na região.

O projeto continua avançando. Atualmente conta com oito parceiros e, nesta semana, iniciou uma nova etapa de capacitação e assessoramento. De segunda a quinta-feira (16 a 19), foi realizado um curso técnico, ministrado pelo SEBRAE, sobre administração e gerenciamento de pequenos negócios. “As aulas foram extremamente positivas. Os participantes aprenderam noções básicas para gerir seus empreendimentos, com ênfase na formação de preço, valorização do produto, planejamento estratégico, administração financeira e marketing. Além disso, puderam trocar experiências e ampliar suas visões de mercado”, relatou o diretor de Turismo do município – Yuri Hentz.

Rose Fiorelli é proprietária do Parque Aquático Fiorelli, que compõe o roteiro rural. Para ela, foi muito proveitoso participar da capacitação. “O que nós aprendemos durante as aulas, vai dar para aplicar no nosso dia a dia, dentro dos nossos estabelecimentos. Inclusive, vai contribuir para aumentarmos a nossa renda”, relatou. 

Também participaram da capacitação algumas das artesãs que compões a Associação Videira das Artes. “Esta associação é fruto de um projeto desenvolvido, em 2012, pela Prefeitura de Videira e pelo SEBRAE, nos mesmos moldes do Caminho das Videiras. Tomamos a liberdade de convidar as participantes para esta capacitação, pois sabemos do interesse delas em crescer e alavancar seus negócios. Além disso, um projeto complementa o outro”, justificou Yuri. 

Viagem Técnica

Na próxima semana, entre os dias 23 e 25, o mesmo grupo participa de uma viagem técnica, para a Colônia de Wirtmasum, na cidade paranaense de Palmeira. No local, há anos é desenvolvido um trabalho de turismo, voltado para as propriedades rurais, produtos coloniais, comidas típicas e artesanatos, bastante parecido com o que será implantado em Videira, respeitando as características de cada região. “Nosso objetivo é conhecer as pousadas, restaurantes e lojas do local, trocar experiências com os proprietários e tentar implantar aqui os exemplos positivos. Os participantes vão conferir in loco que é possível criar uma rota de turismo rural e valorizar ainda mais o trabalho já realizado nas propriedades”, explicou Hentz.

Projeto Caminho das Videiras

O projeto começou a ser desenvolvido em novembro de 2014, quando iniciaram as visitações e tratativas com os parceiros, bem como a confecção da identidade visual. Cabe ao SEBRAE à parte de suporte técnico, capacitação e assessoramento nas melhorias que precisam ser feitas, a prefeitura entra com os recursos financeiros. A estimativa é que no próximo ano o roteiro esteja concluído, com os locais preparados para receber os turistas. “O comprometimento dos órgãos públicos e empreendimentos envolvidos é muito importante para o sucesso do projeto. Pois, somente assim, poderemos ter, no futuro, o turismo rural consolidado no município”, finalizou Schmitt.




Fonte: Assessoria de Comunicação Prefeitura de Videira