Notícias do Novo Tílias News

Videira: Base Nacional Comum é tema de capacitação para professores da Rede Municipal de Ensino

m atendimento ao Plano Nacional de Educação e em conformidade com as Diretrizes Curriculares Gerais para Educação Básica, o Ministério da Educação apresentou à sociedade, no mês de setembro, a versão inicial da Base Nacional Comum Curricular (BNC). O objetivo da BNC é sinalizar percursos de aprendizagem e desenvolvimento dos estudantes ao longo da Educação Básica que abrange a Educação Infantil, o Ensino Fundamental - anos iniciais e finais e o Ensino Médio. “A BNC está aberta a comunidade de pesquisadores e docentes, mas também para a sociedade como um todo para ampla discussão. Pois, para construirmos a melhor base possível é necessária a participação de todos os que queiram se pronunciar sobre qual é a melhor forma de educar crianças e jovens”, diz a secretária de Educação de Videira, Roberta Martinez.

Segundo ela, para discutir esse tema e atualizar os professores da Rede Municipal de Videira sobre o assunto, a Secretaria realizou na manhã desta sexta-feira (13), no auditório do CIC uma palestra com o doutor em Educação pela Universidade Estadual de Campinas - Cesar Aparecido Nunes. O palestrante também é professor titular da Faculdade de Educação e atua nas linhas de Pesquisa Política, Ética e Educação, Epistemologia e Teorias da Educação. Nunes falou para cerca de 350 professores das oito escolas e 19 Centros Municipais de Educação Infantil (Cemeis).

Roberta destaca que o evento finalizou a o processo de formação continuada para docentes, oferecida pela Secretaria Municipal de Educação no ano de 2015. “Com a excelente palestra deste especialista no assunto também iniciamos os trabalhos a respeito da Base Nacional Comum, que terá sua discussão estendida às instituições de ensino da Rede Municipal. Nossa intenção é que Videira possa dar sua contribuição propondo, comentando, criticando e sugerindo”, disse a secretária ressaltando que após o término dos estudos, as contribuições serão enviadas ao Ministério da Educação conforme solicitação do órgão federal.





Fonte: Silvia Palma - Assessoria de Comunicação Prefeitura de Videira