Notícias do Novo Tílias News

Realizada eleição de escolha dos gestores nas escolas da GERED de Joaçaba

Votação aconteceu em dois dias e posse será em janeiro

Nesta quinta-feira, 26, e sexta-feira, 27, pais, professores, alunos e servidores foram às urnas para escolher o Plano de Gestão Escolar que definirá o rumo das 1.091 escolas estaduais durante os próximos quatro anos. O autor do Plano mais votado será o diretor da escola pelo período e terá que cumprir o que está no papel.

Para participar da seleção, os profissionais da educação que atuam nas escolas e interessados em ser diretor tiveram um ano de trabalho intenso na área de gestão. O primeiro passo foi fazer um curso de Gestão Escolar e, posteriormente, elaborar o seu próprio Plano, com as ações e os trabalhos propostos para os próximos quatro anos na unidade escolar.

Os projetos inscritos passaram pela análise da comissão regional, que observou, principalmente, se o plano atende aos requisitos obrigatórios expostos em decreto. Na sequência, os planos foram avaliados pelo grupo de consultores selecionados pela Fundação de Estudos e Pesquisas Socioeconômicos (Fepese) para receber sugestões e recomendações de aprimoramento, caso necessário. A partir daí iniciou-se o processo de defesa pública direcionando, assim, a última e decisiva etapa: a votação. “Buscamos ao longo deste ano orientar e repassar todas as informações necessárias para chegarmos efetivamente à seleção do melhor Plano de Gestão Escolar para cada uma das unidades escolares. Mudamos, assim, a forma de gestão nas escolas da rede estadual, valorizando a participação da comunidade escolar nos processos de planejamento e decisão, no aperfeiçoamento da gestão democrática e na transparência das ações pedagógica e administrativa a serem desenvolvidas nos próximos anos”, destacou a coordenadora de Gestão Escolar, Maristela Fagherazzi.

Regional de Joaçaba

Na Regional de Joaçaba aconteceu a eleição em 23 das 25 escolas da rede estadual. Dessas, em apenas quatro a disputa foi entre dois candidatos. Nas demais houve a proposição de um único Plano de Gestão Escola. Foi formada uma comissão escolar de gestão para acompanhar o processo eleitoral nas escolas. O resultado foi divulgado na noite desta sexta-feira (27).

Os escolhidos em cada unidade escolar onde aconteceu a eleição foram:

CEDUP - Água Doce – Lindomar Menegath
EEB Ruth Lebarbechom – Água Doce – Elisete Balestrin
EEB Mater Dolorum – Capinzal – Giana Martins
EEB São Cristovão – Capinzal – Anadir Schena Lanhi
EEB Belisário Pena – Capinzal – Neivo Ceigol
EEB Irmã Wienfrida – Catanduvas – Marcelo Couto
EEB Melo e Alvin – Herval d´Oeste – Roseli Fiorin
EEB Eugênio Marchetti – Herval d´Oeste – Elisangela Kangeski
EEB Odilon Fernandes – Herval d´Oeste – Agnaldo Gemelli
EEB Irmão Joaquim – Ibicaré – Marinês Melere
EEB Victor Felipe Rauen – Jaborá – Sandra Pinto Dambrós
EEB Oscar Rodrigues Da Nova – Joaçaba – Maria Goreti Maciel
EEB Julieta Puerta – Joaçaba – Dionilse Bulgarelli
EEB Celso Ramos – Joaçaba – Rosane Sunmy
CEJA – Joaçaba – Dirlene Gasparetto
EEB Joaquim D`Agostini – Lacerdópolis – Maria Ângela Papini
EEB Padre Nóbrega – Luzerna – Noeli Ungericht
EEB Frei Crispim – Ouro – Laudemior Bonamigo
EEB Silvio Santos – Ouro – Lucia de Giacometti
EEB São José – Treze Tílias – Marinês Pick
EEB Vitório Roman – Vargem Bonita – Dilmar Moser
EEB Galeazzo Pagnelli – Vargem Bonita – Amélia Soares
A eleição não aconteceu nas Escolas de Educação Básica (EEB) Nelson Pedrini de Joaçaba e Agenor Piovesan de Erval Velho. O autor do Plano de Gestão escolhido assume a direção da escola no dia 4 de janeiro de 2016.

Por Julnei Bruno

Foto: Rádio Capinzal


Fonte: Rádio Catarinense