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Empreendedores participam de curso sobre planejamento estratégico promovido pelo Sebrae

O Sebrae em parceira com as prefeituras de Joaçaba e Luzerna e Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Joaçaba realizou mais uma ação do projeto de revitalização do comércio destes dois municípios. O curso, Planejamento Estratégico na Medida, reuniu 23 empreendedores, representando as 21 empresas que integram o projeto. O encontro foi ministrado pelo consultor credenciado do Sebrae Daniel Keller Alvez.

Entre as ações propostas, e que estão sendo desenvolvidas pelo projeto, estão: capacitação e consultoria, estímulo ao associativismo e acesso aos mercados, buscando preparar empresários para obterem melhores condições de crescimento no ritmo da economia competitiva, diagnóstico das empresas participantes, elaboração de planos estratégicos, palestras, consultorias e visitas técnicas. O projeto iniciou em setembro deste ano vai até dezembro de 2016.

Segundo Daniel, o curso teve por objetivo fazer os empresários refletirem sobre como está a empresa hoje e como desejam que esteja daqui há 20 anos. “O empresário precisa conhecer bem a sua empresa e o mercado e a partir dai tomar as decisões”, destacou ele. O curso abordou quatro importantes áreas de gestão: financeiras, comercial, operação de empresas e gestão de pessoas.



A empresária de Joaçaba Zenaide Sartori Rodrigues, proprietária da Boutique Sinal Verde, participou da capacitação e destacou a importância do projeto para os comerciantes. “Informação nunca é demais e dentro deste período de um ano que o projeto será desenvolvido com certeza aprenderemos muito. Recebemos informações que nos passam despercebidas no dia a dia e que auxiliam muito na gestão do lojista e proporciona uma nova forma de ver o nosso cliente e reforçar nosso compromisso com este cliente”, justificou.

O presidente da CDL de Joaçaba, Paulo Delfino Pinto, disse que a entidade já tinha o pensamento de desenvolver um projeto de revitalização do comércio, por ser Joaçaba um polo regional. “O empresário já utiliza ferramentas com a internet, como redes sociais, mas nosso pensamento era de que a loja física se envolvesse para atender cada vez melhor e este projeto do Sebrae veio ao encontro do nosso pensamento”.

Paulo frisa que o projeto de revitalização também trata questões como gestão e inovação dentro da empresa. “Conversamos com nossos associados que se mostram muito positivos em relação ao projeto, esta é a primeira etapa e o diagnóstico nos estabelecimentos ofereceu aos empresários a possibilidade de  identificar sua deficiências, mas o mais importante, ferramentas para resolve-las. A CDL está muito feliz com os resultados já obtidos”, apontou.

Sueli Bernardi, coordenadora regional do Sebrae Meio-Oeste, destaca que a participação dos empresários é de fundamental importância para o sucesso do projeto, que é o resultado gerado para as empresas. “Melhorar a sua performance na área de gestão e mercado, por meio de ações inovadoras. Esta é a proposta do projeto, que começou muito bem com a participação de 100% das empresas que aderiram ao projeto”, finalizou.



Fonte Joce Pereira / Assessoria de Imprensa Sebrae