Notícias do Novo Tílias News

DEPUTADA ANA PAULA VISITA HOSPITAL REFERÊNCIA EM PARTO HUMANIZADO NO BRASIL

Florianópolis, 18/11/2015 - A deputada estadual Ana Paula Lima (PT), presidente da Comissão de Saúde da Assembleia Legislativa de Santa Catarina, esteve em Belo Horizonte, em Minas Gerais, para visita técnica no Hospital Sofia Feldman. A unidade é referência no país em humanização do parto.

Ana Paula Lima conheceu a atuação da instituição que atende cerca de 300 municípios e realiza quase mil partos ao mês. “O que acompanhei nessa instituição é exemplo para todo o país. O tratamento respeitoso com as mulheres e bebês é o único caminho para um nascimento melhor”, destacou a parlamentar que ainda ressaltou, “não é possível permitir que nos dias de hoje as gestantes sejam submetidas a procedimentos contra a vontade e violentos. A informação deve ser regra sempre”.

A deputada Ana Paula foi a proponente do I Congresso Nacional do Parto Humanizado e também relatou favoravelmente o Projeto de Lei que dispõe sobre a presença de doulas no acompanhamento dos partos hospitalares em Santa Catarina. “Havia ouvido falar muito sobre o Sofia Feldman, por isso quis conhecer de perto, ver a realidade que mães e funcionários do hospital vivem. Somente conhecendo esses exemplos é que poderemos legislar adequadamente para nossa população”, afirma.

O hospital atende exclusivamente pelo SUS e possui 150 leitos, destes 60 obstétricos, 41 em Unidade de Tratamento Intensivo Neonatal, 36 em Unidade de Cuidados Intermediários Neonatais e 13 de outras clínicas. Na unidade as gestantes têm acesso ao Centro de Parto Normal, Casa da Gestante (para acompanhamento das gestações de risco), Doula Comunitária e Núcleo de Terapias Integrativas (com oferta de aromaterapia, homeopatia e massagem, por exemplo). Além disso, há o Espaço de Sofias (local em que as mães de recém-nascidos internados na UTI neonatal são acomodadas) e a Casa do Bebê (onde ficam alojados mãe e bebê até que a criança esteja apta a ir para casa). “Há reuniões frequentes com as parturientes e equipe médica. O Sofia é a prova de que a humanização é necessária e possível. Não se trata de equipamentos de última geração ou estrutura de ponta, estamos falando de tratar o ser humano como prioridade”, pontua Ana Paula Lima.

Fonte: Assessoria de Comunicação