Notícias do Novo Tílias News

Alunos do Senai conquistam medalhas e uma vaga para a etapa nacional da Olimpíada do Conhecimento

Alunos foram homenageador pela direção regional.
Os melhores alunos da educação profissional de Santa Catarina foram reconhecidos na última sexta-feira (30), em Jaraguá do Sul, na cerimônia de encerramento da etapa estadual da Olimpíada do Conhecimento, o maior torneio de ensino profissionalizante das Américas. O evento é promovido pelo SENAI, entidade da FIESC, e evidencia a excelência da educação profissional oferecida pela instituição.

Entre os destaques estiveram 5 alunos que estudam em unidades do Senai aqui na região, entre eles Gesse Marchioro, 17 anos, de Luzerna, que obteve a medalha de ouro, garantindo uma vaga para a etapa nacional da olimpíada.



Os alunos que integraram a equipe, no total de 6, foram homenageados pela direção regional do Senai na tarde desta quarta-feira, 04. As conquistas, que incluem ainda três terceiros lugares e um Diploma de Excelência, foram exaltados pela Diretora Silvana Meneghini.

“Para nós é fantástico! A medalha mensura a resultado do nosso trabalho. As unidades que pertencem a Luzerna, Joaçaba, Capinzal e Campos Novos, sempre tiveram excelentes resultados em nível estadual e nacional e essas medalhas retratam isso. É o resultado do trabalho e da dedicação de toda a equipe do Senai para o desenvolvimento dos nossos alunos. São vários professores envolvidos, alguns que já foram competidores, o que nos dá um motivo de grande orgulho. Já estamos inclusive traçando estratégias para a edição nacional, para que tenhamos chances ainda maiores de competir com as demais unidades”.

Gesse Marchioro, que cursa o primeiro ano de automação industrial em Luzerna, participou da modalidade de Instrumentação e Controle de Processos. A modalidade trabalha com o controle de quatro variáveis, nível, vasão, pressão e temperatura, na qual todos os alunos tem uma bancada com tanques e com água, onde acontecem os testes. Durante eles, o aluno precisa controlar as variáveis, desenvolver a programação do Controlador Lógico Programado (CLP) e também desenvolver um aplicativo no computador para controlar o armazenamento de água. Foram três dias de provas, com seis horas de atividades. No final do dia era necessário apresentar o produto funcionando. ” A gente estabelece um valor desejado para essa variável e a bancada tem que se adequar para a variável atingir esse valor. Todos os competidores eram muito bons, treinaram muito, mas em algumas provas me sai melhor e venci. Foram 195 dias de treinamentos, vinha todas as noite para treinar é saia por volta das 22h30. Trabalhei com testes e provas que seriam feitas na competição, já tinha uma noção, mas lá eles mudaram muito as provas”. Explicou Gesse, que creditou a vitória a dedicação e persistência.

O professor Nikolas Hennemann Barbosa, que já competiu na olimpíada, passou seus conhecimentos para Gesse. Foram horas de treinamentos junto com o aluno.

“Ele teve 6 meses de treinamento, todos os dias, durante quatro horas. A rotina do Gesse era bem complicada por que ele estuda pela manhã, fazendo o terceiro grau do ensino médio, faz o curso técnico a tarde e ainda estudava todos os dias para a olimpíada, das 18h30 às 22h30, o que o faz merecer totalmente a conquista pela dedicação que teve”.

DSC_0738

Confira os alunos da região que foram premiados

Instrumentação e Controle de Processos

1 – Gessé Marcioro – Luzerna

Desenho CAD

Medalha de Excelência – Victor Henrique Piovesan Bahú – Luzerna

Tornearia CNC

3 – Felipe Basso – Luzerna

Fresagem CNC

3 – Luís Carlos Trento – Luzerna

Eletricidade Industrial


3 – Alessandra Barcaro – Luzerna



Fonte: ederluiz.com.vc