A medalha de ouro foi conquistada pelo aluno Tiago Caron Pegoraro do Centro Educacional Profissional Frei Silvano. Já a medalha de prata foi obtida pelo estudante João Vitor Chuler Batistella, também do Centro Educacional Profissional Frei Silvano. Os dois alunos são orientados pela professora Keila Lúcia da Silva Arruda.
A Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica é realizada anualmente pela Sociedade Astronômica Brasileira, em parceria com a Agência Espacial Brasileira entre alunos de todos os anos do ensino fundamental e médio em todo território nacional.
A professora explica que aplicou a prova para as turmas do 3º ano matutino e vespertino. Os demais alunos irão receber certificado de participação na olimpíada.
No ano de 2014 o aluno Pedro Emanuel Pontel ficou com a medalha de bronze.
Na sexta-feira, dia 21, o prefeito Novelli Sganzerla juntamente com a Secretária de Educação Cultura e Esporte Rosane Putton Ferreira Hartcopf, a Diretora do Centro Educacional Municipal Frei Silvano Gissele Brezolin e a Professora Keila Lúcia da Silva Arruda fizeram a entrega das medalhas aos alunos premiados na edição 2015.
O Prefeito e Secretária de educação parabenizaram a professora, escola e alunos e, manifestaram orgulho por mais essa conquista para o município de Água Doce.
A professora Keila explica, que entre os objetivos da olimpíada estão: fomentar o interesse dos jovens pela Astronomia, Astronáutica e ciências afins, promover a difusão dos conhecimentos básicos de uma forma lúdica e cooperativa, mobilizando num mutirão nacional, além dos próprios alunos, professores, coordenadores pedagógicos, diretores, pais e escolas.
Também integram o projeto, planetários, observatórios municipais e particulares, espaços, centros e museus de ciência, associações e clubes de Astronomia, astrônomos profissionais e amadores, e instituições voltadas às atividades aeroespaciais.
Conforme a professora, Keila, a participação dos alunos se dá por meio da realização de uma prova que mede o conhecimento dos participantes em relação ao tema Astronomia e Astronáutica nos livros didáticos da escola, pelo trabalho complementar do professor responsável que motiva o conhecimento, o estudo e a pesquisa relacionado ao tema Astronomia e Astronáutica.
Alunos que tiraram nota 10 receberam medalhas de ouro. Os medalhistas de prata tiraram nota 9,75 e medalhistas de Bronze, nota 9,50.
Fonte: Rádio Tropical FM