Notícias do Novo Tílias News

Videira: Cetrevi sedia Oficina de Educação Ambiental e Cidadania

Nos dia 29 e 30 de setembro, no Centro de Treinamento de Videira (Cetrevi) foram desenvolvidas duas oficinas de Educação Ambiental e Cidadania, realizada com estudantes do Centro de Educação Municipal Vereador Avelino Biscaro, de Salto Veloso, e o Clube de Mães de Iomerê. Durante a programação, instruções sobre apicultura, plantas medicinais, compostagem, além de trabalhos voltados para o autoconhecimento e o resgate de valores. Para o gerente da Epagri, JonatanGalio, a proposta é disseminar conhecimento "O grande propósito com esses encontros é disseminar o conhecimento, reforçar a importância da preservação do meio ambiente e apresentar alternativas de geração de renda e reaproveitamento de materiais" afirmou.

A Oficina teve início na manhã da terça-feira, dia 29, com a recepção dos alunos do sexto ano do Centro Educacional Vereador Avelino Biscaro, de Salto Veloso. 

Aproximadamente 30 estudantes estiveram integrando a oficina que iniciou com o conceito de cidadania, por meio de uma dinâmica que promoveu o resgate de valores como: convivência, respeito, honestidade, vida e família.

Os alunos ainda trabalharam a questão do meio ambiente, conhecendo alternativas como cisternas, carneiro hidráulico, produção de alimentos saudáveis, apicultura e a preservação de abelhas nativas, chás medicinais, diversos tipos de compostagem, entre outros. A aluna Alanis Breda que tem uma horta em casa, aprovou a iniciativa e reforçou que aprendeu bastante coisa que poderá ser aplicada "Foi um dia muito legal e de muito aprendizado" destacou.

Na quarta-feira, dia 30, foi a vez do Clube de Mães da Linha Cachoeira, Linha Barichello e Bom Sucesso, do município de Iomerê. A programação também iniciou com um acolhimento que visou a reflexão da valorização do eu e em seguida prosseguiu com uma oficina de produção de sabão, com óleo de cozinha.

O grupo também conheceu os diversos tipos de compostagem e o resultado positivo desse modelo na utilização desse material para a adubação e consequentemente na produção de alimentos. Uma dinâmica desenvolvida pela professora Nair Kulkamp de Souza envolveu as mulheres no período da tarde, promovendo a reflexão por meio de fotografias. 

"A fotografia é carregada de histórias e lembranças. É um verdadeiro documento, que possibilita compartilhar a sensibilidade captada pelos nossos olhos. Cada imagem utilizada refletiu de alguma forma para cada um das presentes. A mensagem é voltada para o lado bom da vida, de detalhes maravilhosos, que acontecem todos os dias e que muitas vezes passam despercebidos" afirmou Nair.

A coordenadora da oficina, Cirlei Werleng da Silva, reforçou a importância dessas iniciativas. Segundo ela, a educação ambiental se difere muito da tecnologia "Ninguém precisa ensinar uma pessoa, duas vezes, sobre como se liga um celular, mas que o lixo deve ser jogado no lixo é um ensinamento que deve ser repetido sempre, e mesmo assim, muitas pessoas não executam isso. Nosso objetivo é reforçar esse aprendizado de forma continua, abordando de forma diferenciada a fim de atrair a atenção das pessoas" finalizou Cirlei reforçando que o Cetrevi é um ótimo espaço para o desenvolvimento dessas iniciativas.




Fonte: Assessoria de Imprensa