Notícias do Novo Tílias News

Videira: Alunos da Escola Fidelis Fantin desenvolvem projeto de Contação de Histórias

Os contos de fadas exercem um grande fascínio nas crianças, são caminhos de descoberta e compreensão do mundo. Pensando nisso e em comemoração ao dia das crianças, os alunos do 2º ano da Escola de Educação Básica Municipal Fidélis Antônio Fantin, orientados pela professora Zayra M.P.W. da Rosa, trabalharam a contação de histórias em sala de aula e, nesta quarta-feira (7), apresentaram diferentes versões da história de Chapeuzinho Vermelho, na praça Nereu Ramos. A ação faz parte do projeto “Eu imagino, reconto e aprendo com as Chapeuzinhos Coloridos”, desenvolvido na escola. 

De acordo com a professora, o projeto tem o objetivo de tornar a aula mais atrativa e dinâmica, mais próxima da realidade dos alunos, valorizando a língua como veículo de comunicação e expressão das pessoas e dos povos, abrangendo o desenvolvimento da linguagem, da leitura, da escrita e da matemática de forma interdisciplinar. O projeto “Eu imagino, reconto e aprendo com as Chapeuzinhos Coloridos”, foi desenvolvido por Zayra, com as turmas de 2º ano da escola. O projeto teve início no mês de abril desse ano, com a análise de diversas versões do conto da Chapeuzinho Vermelho e logo depois a professora apresentou para as turminhas do 2º ano o livro “Chapeuzinhos Coloridos” de José Roberto Torero e Marcus Aurélius Pimenta. Os autores criaram seis versões diferentes dessa história, nas quais tem a mãe, a Chapeuzinho, a vovó, o lobo e o caçador, mas todos os personagens com características diferentes e trazem sempre uma lição de moral.

No decorrer do projeto foram realizadas diversas atividades de alfabetização e letramento, nas quais as crianças contaram, votaram, economizaram, criaram outra versão, enfim, interagiram com a história. “A aprendizagem dos estudantes foi muito boa e significativa e eu como professora me sinto realizada e muito orgulhosa de vê-los empenhados e acompanhar o crescimento que cada um obteve no decorrer do ano”, destaca Zayra. 

O projeto continuará até o final do ano e uma das atividades programadas é uma viagem para o Zoológico de Pomerode para conhecer o Lobo, neste caso, o Lobo Guará, única espécie encontrada no Brasil. Todas as atividades têm o apoio de toda a equipe da escola, incluindo a diretora Edna Maria Teixeira, professores e orientadores, como também da Secretaria de Educação e dos pais dos alunos, que foram muito participativos e colaboraram em todos os momentos.







Fotos: Pedro Schaitel

Fonte: Assessoria de Comunicação Prefeitura de Videira