Notícias do Novo Tílias News

Realizado o lançamento oficial do carnaval 2016

Evento contou com a presença do 
cantor nacional Dudu Nobre

Em meio a muita festa, animação e regado a um bom samba no pé, aconteceu na noite desta sexta-feira (30) nas dependências do Centro de Eventos da Unidos do Herval, o lançamento oficial do carnaval 2016. Representantes das quatro escolas de samba, além de autoridades, convidados e o público se fizeram presentes, afinal o evento teve a participação marcante do compositor e cantor nacional Dudu Nobre.

Cada agremiação, Aliança, Vale Samba, Acadêmicos do Grande Vale e Unidos do Herval, tiveram 15 minutos para apresentar o samba-enredo junto com passistas, mestre-sala e porta-bandeira e bateria.

A primeira foi a  vermelha e branca, Acadêmicos do Grande Vale. A caçula do carnaval de Joaçaba vai prestar uma homenagem ao deputado federal e político local, Jorginho Mello com o enredo – Da Praça do Herval ao Planalto Central… O ‘Negrinho’! – ‘Menino’ ‘Jorginho’! ..Amigo do Peito do Nosso Carnaval!”. A homenagem vai contar a trajetória do político que iniciou em Herval d´Oeste como vereador, chegou a deputado estadual, se tornou governador por alguns dias e hoje está em Brasília.

A segunda escola a fazer sua apresentação foi a azul e branca, a Vale Samba, que no ano que vem vai levar para a avenida o enredo “Na mordida da maçã, a Vale vai enfeitiçar você”. Durante sua passagem pela XV de Novembro, a Vale pretende fazer uma viagem pela avenida do samba passando da arte à magia, do paraíso à umbanda, da música à saúde e da origem ao desconhecido, às transformações que ainda estão por vir. Fruto do pecado, dos deuses, do amor e do conhecimento, a maçã é testemunha de grandes histórias e encanta gerações.

A terceira apresentação foi da amarela e preta, a Unidos do Herval que apresentou o enredo “A Unidos é o vento que levanta a poeira do chão”. No enredo a importância do vento, das navegações, o vento no cinema, o cata-vento, a pipa, os moinhos e o balão. Em destaque na escola da águia a natureza e sua beleza.

A última escola a fazer a apresentação foi a verde e branca, a Aliança que no próximo ano será laranja com o enredo “A verde e branco é laranja” com samba-enredo assinado por Gustavo Busetti. No enredo a criação do mundo, Noé, a aliança de Deus com os homens, a fruta preferida do profeta, a vinda do oriente, a primeira morada na Índia, a laranja como fonte de energia e vitamina. A laranja no mais popular prato brasileiro – a feijoada.

Escolha da Rainha

No transcorrer do evento aconteceu a escolha da nova rainha que substituirá Ingrid Lima, que foi eleita para os carnavais de 2015 e 2016, mas por motivos profissionais precisará deixar o Brasil temporariamente. Seguindo a ordem classificatória do concurso realizado em 2014, a coroa e a faixa foram entregues para Jorgiane Camargo, que é agora Rainha do Carnaval Joaçaba 2016.

Homenagens

A Liga independente das Escolas de Joaçaba de Joaçaba e Herval d’Oeste (Liesjho), em comemoração aos 20 anos de fundação, aproveitou o evento para homenagear pessoas importantes que contribuíram e são parceiros para o crescimento e realização do Carnaval de Joaçaba.

Foram homenageados César Junqueira, primeiro presidente da Liesjho e atual diretor de julgamento; Diovan Pereira da Rosa, engenheiro e responsável técnico pela estrutura física do Carnaval; Carlos Fett, empresário, incentivador e carnavalesco; Jorge Zamoner, carnavalesco com riquíssimo histórico no Carnaval de Joaçaba ainda anterior a Liesjho; Preto Pelegrini, diretor de harmonia da Acadêmicos do Grande Vale; Prefeitura de Joaçaba, através do prefeito Rafael Laske; Câmara de Vereadores, representada pelo vereador Elói Hoffelder; e Edmar Gruber, desembargador do Tribunal de Justiça do Estado de Santa Catarina.

Os desfiles das escolas de samba acontecem nos dia 6 e 7 de fevereiro de 2016. Serão duas noites de desfiles competitivos, seguindo os moldes de 2015. A ordem dos desfiles será a mesma da apresentação dos sambas-enredos.



















Fotos: Liesjho/Assessoria de Imprensa


Fonte: Rádio Catarinense