Notícias do Novo Tílias News

Pesquisadores da Unoesc participarão de congressos no México

Evento acontecerá de 11 a 13 de novembro

Os professores e pesquisadores da Unoesc, doutor Rudy José Nodari Junior e Elisabeth Baretta, participarão entre os dias 11 e 13 de novembro do 8º Congresso Euroamericano de Motricidade Humana e do 12º Congresso Internacional de Atividade Física e Ciências do Desporto, que acontecem de forma paralela na Universidade Autônoma de Baixa Califórnia, no México. O evento é promovido pela Rede Euroamericana de Motricidade Humana, que reúne 51 instituições de ensino e pesquisa de 22 países, entre elas a Unoesc.

Na oportunidade, o professor do Mestrado em Biociências e Saúde e do curso de Educação Física da Unoesc Joaçaba, doutor Rudy, estará divulgando as mais recentes descobertas na área da dermatoglifia. Para isso, ministrará a conferência Dermatoglifia desde a iniciação esportiva até o treinamento personalizado e também a oficina Introdução da dermatoglifia.

As pesquisas nesta área são desenvolvidas pelo professor há mais de 13 anos. O método científico estuda as impressões digitais enquanto marca genética e de desenvolvimento embrionário, possibilitando identificar as potencialidades de cada indivíduo para a orientação de habilidades esportivas, prática de exercícios e promoção da saúde.

Além dele, a coordenadora do curso de Educação Física da Unoesc Joaçaba, professora Elisabeth Baretta, ministrará uma oficina no evento sobre a temática Atividades de lazer e recreação. Para ela, a participação também é uma grande oportunidade de prestigiar pesquisadores e professores renomados da área.

— Participar do congresso como forma de socializar as pesquisas e atividades de ensino e extensão que desenvolvemos aqui na Unoesc, bem como proferir uma oficina de capacitação para os acadêmicos de outra universidade é motivo de valorização e qualificação profissional. É um esforço conjunto dos professores e acadêmicos do curso de Educação Física para implementar as ações de internacionalização de nossa instituição — falou.

O curso também submeteu ao congresso 16 artigos científicos produzidos por acadêmicos e professores, número de publicações considerado expressivo.

Fonte: Rádio Catarinense