Joaçaba: Instrutor das forças especiais de segurança da China e do Japão treina policiais em Joaçaba
Policiais militares ambientais participaram do treinamento. (Fotos: Portal Éder Luiz) |
Tony Hoerhann repassou seus conhecimentos aos policiais militares ambientais que atuam na região. |
Os trabalhos da manhã aconteceram no Clube Joaçabense de Caça e Tiro e visaram a qualificação dos policiais para ocorrências com o emprego de arma de fogo. A tarde o instrutor, que é faixa preta e foi medalha de bronze no mundial de jiu-jítsu, repassou técnicas de defesa pessoal durante o atendimento de ocorrências.
Tony tem 20 anos de experiência na área e é especialista em combate armado e desarmado. Além disso, é o único brasileiro com acesso às Forças de Segurança Nacional da China treina, entre outros, a segurança pessoal do premier chinês. Ministra treinamentos às elites policiais e militares dos Estados Unidos com foco no combate ao terrorismo, foi campeão brasileiro de tiro e atualmente se dedica às artes marciais. Tony Eduardo é campeão sul-americano, asiático, americano e foi medalha de bronze no mundial de jiu-jítsu.
Com um currículo tão vasto, o instrutor revela que mesmo a experiência precisa de constante evolução. “Aquele que não se qualifica e não é melhor a cada dia que acorda creio que seja medíocre. Mas não somos isso, ainda mais o policial brasileiro, que é um herói. Por isso é importante que se qualifique cada vez mais”.
O tenente Tatiano Cabral, comandante da PM Ambiental na região, destacou que o treinamento prepara o policial para atuar de forma correta nas ocorrências que envolvam o uso da arma.
“Atuamos na área ambiental, mas também somos policiais militares e nos deparamos com ocorrências comuns e com aquelas do meio ambiente, por isso realizamos este treinamento pelo menos a cada seis meses. É bom que os policiais treinem e conheçam as suas armas, percam até mesmo o medo que pode haver. Por isso este tipo de treinamento é sempre importante, por que quando precisarmos usar as armas estaremos prontos para utilizar da forma mais correta”.
Polêmica sobre as mudanças no Estatuto do Desarmamento
O instrutor Tony Hoerhann falou também sobre a polêmica que está gerando a revogação do Estatuto do Desarmamento. Nesta semana a Comissão Especial que analisa mudanças no Estatuto, em vigor desde 2003, aprovou o texto que afrouxa as regras para o porte e a compra de armas de fogo no país. O projeto ainda precisa ser aprovado pelo plenário do Senado para virar lei.
No vídeo abaixo, Tony dá sua opinião sobre o assunto e diz que “está se pagando o preço de uma lei facínora que desarmou a população”.
Fonte: ederluiz.com.vc