Notícias do Novo Tílias News

Empresários de Joaçaba apostam em espaço compartilhado de trabalho para reduzir gastos com aluguel

Decisão foi tomada para empresários há cerca de dois anos
Você já ouviu falar em co-working? A expressão nascida nos Estados Unidos é usada para definir espaços compartilhados de trabalho e cada vez mais empresas têm apostado nesse tipo de alternativa pra reduzir custos, principalmente de aluguéis. Em Joaçaba já tem gente fazendo isso, principalmente porque o valor das salas comerciais está pesando no bolso. É o caso dos empresários Ivens Santana e Lucas Oliveira de Liz.

Há pouco mais de 2 anos, eles decidiram unir o útil ao agradável: compartilhar o espaço de trabalho para reduzir gastos. Iivens é proprietário de uma empresa de crédito financeiro e procurou o Lucas, dono de uma loja de planos corporativos de telefonia celular, pra fazer a parceria. “Essa questão do aluguel aqui no nosso município realmente é um problema sério que a gente enfrente, então uma das alternativas que a gente acabou encontrando foi fazer uma parceria justamente pra reduzir esse valor”, relata.



Só que mesmo dividindo o ambiente, o alto valor do aluguel começou a pesar no orçamento. As empresas funcionavam em uma sala no Centro da cidade, com aproximadamente 70 metros quadrados, onde o valor era de quase R$ 4 mil reais por mês. Depois de pensar e repensar decidiram trocar de endereço e hoje atendem em um escritório localizada na Getúlio Vargas. Além de conseguirem reduzir em mais de 80% o gasto com aluguel ganharam ainda outra vantagem. “Aqui o cliente chega e estaciona na frente do nosso ambiente de trabalho e lá muitas vezes eles tinham que dar voltas e voltas pra achar estacionamento. Então agora melhorou em todos os aspectos”, garante.

A preocupação de Ivens e Lucas com o alto valor dos aluguéis em Joaçaba é compartilhada também pelo vereador Ademir Righi, que recentemente discutiu o assunto na Câmara de Vereadores do Município. Segundo ele, há muitas empresas fechando as portas devido ao alto valor dos aluguéis. “Nós recebemos o relato de vários empresários que se instalaram aqui, que tiveram que abandonar as atividades devido ao aluguel ser demasiadamente caro, inviabilizando o negócio. Tendo em vista a carga tributária, os funcionários, somado ao aluguel dá um valor extremamente alto”, comenta.

No centro da cidade não é difícil encontrar espaços vazios com placas de aluga-se, por isso o vereador acredita que imobiliárias e proprietários de imóveis deveriam rever alguns valores, até mesmo para continuar ajudando com o desenvolvimento do município. “Nós pedimos aos proprietários de imóveis que reduzam os aluguéis para que as empresas possam se instalar e assim contribuir com o desenvolvimento da cidade”, finaliza.

Diversas salas comerciais estão com placas de aluga-se no município

Fonte: ederluiz.com.vc