Notícias do Novo Tílias News

Concerto Clássico das Seis Cordas, do Núcleo de Música de Videira, lotou o CEVI

Foi com o Centro de Eventos Vitória (CEVI) lotado que, no último domingo (4), a Orquestra Escola de Violões e a Orquestra de Violões Acordes Clássicos, do Núcleo de Música da Secretaria de Turismo e Cultura de Videira, apresentaram o Concerto Clássico das Seis Cordas. A apresentação teve ênfase maior na música clássica e com um reportório que incluía Mozart, Richard Graf, Bart Howard, Georg Friedrich Händel, entre outros, agradou a todos os presentes. 

O Concerto teve regência dos maestros e professores do Núcleo de Música - João Batista Fernandes da Rocha e Marco Aurélio Perin dos Santos, e teve grande influência do músico suíço Roger Schütz, que faz intercâmbio em Videira e é especialista em violão clássico. “O Concerto Clássico, como foi apresentado hoje, não teve apenas canções clássicas, contudo, as músicas foram interpretadas a partir das notas musicais. A grande diferença é que nas músicas populares, como as que foram interpretadas em concertos passados seguia-se a letra da música e as cifras, enquanto as músicas do Concerto Clássico, os alunos precisaram aprender a ler as notas musicais e aí entra o trabalho do Roger Schütz”, explicou Batista, ressaltando que a cada apresentação aumenta o grau da dificuldade dos alunos.

A apresentação foi dividida em três partes. Primeiro se apresentou a Orquestra Escola de Violões, formada por alunos iniciantes, que frequentam as aulas há cerca de um ano e meio e a maioria se apresentou pela primeira vez. Logo após, foi a vez da Orquestra de Violões Acordes Clássicos, com alunos mais experientes. Houve também, diversas apresentações dos alunos e professores em duplas e trios. Também participaram do concerto os músicos convidados Jameson Boscari e, no contrabaixo, Adilson Felipe dos Santos. 

Entre os 30 violonistas que estavam no palco, se destacava o som do ukolele - um instrumento originário do Havaí que tem forma e sonoridade harmoniosa com violões. A pequena Letícia Bolzan Baroncello, de 8 anos, tocava o instrumento. Na plateia, seus pais Sirlei Aparecida Bolzan Baroncello e Sidney Baroncello, não tiravam os olhos do palco. “Nós costumamos acompanhar as aulas da Letícia, então a gente vê todo o desempenho dela. Começa com um acorde e após algumas aulas ela já está tocando músicas inteiras. A dedicação tanto dela, quanto dos professores é grande. E é no concerto que podemos ver o resultado de forma coletiva, com todos os alunos no palco. E enquanto ela está lá em cima, nós estamos na plateia, cheios de orgulho”, afirmou Sirlei. 

Para o suíço Roger Schütz, o resultado do concerto foi positivo. “Gostei muito da apresentação, deu de ver como os alunos se empenharam nas aulas para realizar o concerto. Além disso, a resposta do público foi muito boa, já que a maioria não está acostumada a ouvir música clássica tocada no violão”. Ao final do concerto a plateia pediu bis e as orquestras foram aplaudidas em pé. O Concerto foi promovido pela Prefeitura de Videira, por meio da Secretaria de Turismo e Cultura, com apoio da Associação Suíça e Associação Videira Música Viva. 

Homenagem 

O Núcleo de Música presenteou a empresário Mari Miotto – da Videfrigo, com um vaso de flores. A singela homenagem foi em agradecimento a doação de dois ukoleles, que ficarão disponíveis para os alunos ensaiarem e aprenderem mais.

Próximo Concerto

A próxima apresentação do Núcleo de Música de Videira acontece no dia 18 de outubro, com o Concerto da Banda Sinfônica de Videira, que será realizado às 20 horas, no CEVI e terá entrada gratuita. Toda a população está convidada para prestigiar mais esse evento da Secretaria de Turismo e Cultura. 






Fotos: Pedro Schaitel

Fonte: Assessoria de Comunicação Prefeitura de Videira