Notícias do Novo Tílias News

Campanha de combate às drogas é apresentada aos prefeitos da região

A quarta Assembleia Geral Ordinária de 2015 do Conselho de Desenvolvimento Regional (CDR) de Joaçaba foi marcada pela apresentação dacampanha “Drogas. Não dá mais para aceitar”, lançada pelo Governo de Santa Catarina para fortalecer a prevenção e o enfrentamento às drogas.

Os prefeitos da região receberam material para a divulgação da iniciativa nos municípios. Na oportunidade, também foram divulgados os programas com foco na prevenção, como o Reviver e o Proerd, além de dados da Secretaria de Estado da Segurança Pública.

Conforme informou a gerente de Assistência Social, Trabalho e Habitação, Joviane Colombelli, a cada dez casos de violência registrados em Santa Catarina, sete estão relacionados a drogas ilícitas. Entre a população carcerária, 42,1% dos presos são por tráfico. O índice é maior que o de roubo (16,9%), furto qualificado (13,2%), homicídio (12,6%), furto simples (9,6%) e latrocínio (4%).

Nos índices de homicídio, 65% das vítimas e/ou autores possuem antecedentes criminais e em quase a totalidade desses casos o histórico tem a ver com o tráfico ou uso de drogas. Entre janeiro e abril deste ano, foram registrados 2.417 boletins de ocorrências por tráfico de drogas em Santa Catarina.

O secretário regional Ricardo Grando destacou a importância da campanha, que tem o objetivo de sensibilizar a sociedade para a repercussão que o uso de drogas causa não apenas na vida do usuário, mas em todo o núcleo social em que ele está inserido. A mobilização também alerta para a importância da construção de políticas públicas que, além de tratamento adequado aos dependentes, afastem crianças, jovens, famílias do primeiro contato com os entorpecentes.

Texto: Mayelle Hall

Fonte: ederluiz.com.vc