Os prefeitos da região receberam material para a divulgação da iniciativa nos municípios. Na oportunidade, também foram divulgados os programas com foco na prevenção, como o Reviver e o Proerd, além de dados da Secretaria de Estado da Segurança Pública.
Conforme informou a gerente de Assistência Social, Trabalho e Habitação, Joviane Colombelli, a cada dez casos de violência registrados em Santa Catarina, sete estão relacionados a drogas ilícitas. Entre a população carcerária, 42,1% dos presos são por tráfico. O índice é maior que o de roubo (16,9%), furto qualificado (13,2%), homicídio (12,6%), furto simples (9,6%) e latrocínio (4%).
Nos índices de homicídio, 65% das vítimas e/ou autores possuem antecedentes criminais e em quase a totalidade desses casos o histórico tem a ver com o tráfico ou uso de drogas. Entre janeiro e abril deste ano, foram registrados 2.417 boletins de ocorrências por tráfico de drogas em Santa Catarina.
O secretário regional Ricardo Grando destacou a importância da campanha, que tem o objetivo de sensibilizar a sociedade para a repercussão que o uso de drogas causa não apenas na vida do usuário, mas em todo o núcleo social em que ele está inserido. A mobilização também alerta para a importância da construção de políticas públicas que, além de tratamento adequado aos dependentes, afastem crianças, jovens, famílias do primeiro contato com os entorpecentes.
Texto: Mayelle Hall
Fonte: ederluiz.com.vc