Voltado para bombeiros e equipes de resgate, o evento foi promovido pela Weber Rescue Systems, empresa líder mundial no segmento de equipamentos, ferramentas e acessórios destinados a operações de resgate. A referida empresa contou com a parceria do Corpo de Bombeiros de Berlim, o qual disponibilizou grande aparato logístico para a realização das instruções.
Durante o curso foram montados diversos cenários de estudo mediante simpósios e simulados de ocorrências, especialmente sobre fundamentos do resgate veicular e médico, novas tecnologias veiculares, resgates envolvendo veículos pesados (vans, ônibus e caminhões), veículos blindados e gestão integrada de traumas.
O Rescue Days 2015 contou com a participação de aproximadamente 450 bombeiros de 29 países, dentre eles o Brasil. A equipe brasileira contou com 10 bombeiros, sendo três deles do Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina – 1º Tenente BM Rodrigo Schardong B. Da Silva, do 13º BBM – Tijucas, 2º Tenente BM Guilherme Mueller Cesário Pereira e 2º Tenente BM Bruno Lazarin Koch, ambos do 11º Batalhão de Bombeiros Militar de Joaçaba.
De acordo com o 2º Tenente BM Bruno Lazarin Koch, Comandante do Corpo de Bombeiros Militar de Capinzal, que atualmente é membro da Coordenadoria de Resgate Veicular do CBMSC e participou pela segunda vez do Rescue Days na Alemanha, o “evento é diferenciado pela oportunidade de troca de experiências com bombeiros do mundo todo, sendo possível encontrar diversas maneiras de atender uma mesma ocorrência. Há ainda a possibilidade de estabelecer certos parâmetros entre a nossa rotina operacional e os padrões internacionais adotados por outras corporações, buscando acompanhar novas tendências e otimizar as operações de resgate desenvolvidas pelo Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina.”
Texto: Sd BM Camile Renata Johann Ferraz/B5 do 11º BBM
Fonte: ederluiz.com.vc