Notícias do Novo Tílias News

Videira: Programa Irrigar disponibiliza recursos a juro zero

Os produtores rurais de toda a região integrante da 9ª Secretaria de Estado de Desenvolvimento Regional (SDR) contam com um novo programa da Secretaria de Estado da Agricultura e da Pesca, voltado para o desenvolvimento da irrigação nas lavouras e pastagens ou para o desenvolvimento da piscicultura. O Programa Irrigar foi aprovado pelo Conselho Estadual de Desenvolvimento Rural (Cederural) e foi lançado nesta terça-feira, dia 8, por determinação do Secretário de Estado da Agricultura, Moacir Sopelsa. 

Segundo o Secretário Regional, Dorival Carlos Borga, os pedidos de pré-enquadramento no programa devem ser efetuados diretamente nos escritórios da Epagri "O pré-enquadramento especificará o valor e os itens a serem financiados. Esses pedidos serão encaminhados para análise na 9ª Secretaria de Estado de Desenvolvimento Regional, e com a aprovação retornará a Epagri para a realização do projeto técnico" afirmou o secretário especificando que a cota disponível para a regional esta por ser definida brevemente.

Com o Programa Irrigar, a Secretaria da Agricultura irá incentivar investimentos na irrigação de lavouras e pastagens com a subvenção de juros dos financiamentos. O valor financiado pode chegar até R$ 30 mil, com oito anos de prazo para pagar. A subvenção dos juros será de no máximo 4,5% ao ano. "Se o produtor rural estiver enquadrado no Pronaf, a subvenção será total e o Programa será com juro zero. Já para os demais produtores a Secretaria irá pagar parte dos juros" afirmou o gerente de agricultura da SDR, Mauro Santini. 

Segundo Mauro a irrigação pode resultar em um salto de produtividade. Com o uso de irrigação, a produção e a renda da propriedade podem aumentar significativamente. "O Programa é uma oportunidade para que os agricultores invistam na irrigação e incrementem sua produção agropecuária, gerando mais renda para a pequena propriedade" afirmou. 

O programa Irrigar visa incentivar os produtores rurais a buscarem linhas de crédito e dar suporte financeiro por meio da subvenção. O instrumento utilizado para esse programa será o Fundo Estadual de Desenvolvimento Rural (FDR), que irá emprestar os recursos necessários. Os subsídios terão seus pagamentos iniciados após a assinatura do termo de compromisso com a Secretaria de Estado da Agricultura e serão discriminados na forma de amortização do empréstimo, pagos diretamente ao agente financeiro. O pagamento se dará em oito parcelas anuais, com datas previstas na operação contratada pelo produtor.

Fonte: Assessoria de Imprensa