Notícias do Novo Tílias News

Videira: 16 famílias videirenses recebem o título de Pioneiras da Uva e do Vinho

A homenagem marcou a celebração do aniversário 
da Casa Canônica e do Museu do Vinho

No último sábado (19), foi comemorado os 84 anos da Casa Canônica e 30 Anos do Museu do Vinho Mário de Pellegrin. Para celebrar a data, a Associação Amigos do Museu do Vinho (AAMUVI), com o apoio da Prefeitura de Videira, por meio da Secretaria de Turismo e Cultura, homenageou 16 famílias pioneiras da Uva e do Vinho, que fizeram história quando chegaram nestas terras e auxiliaram a construir Videira. “Agradeço imensamente o empenho de todas as famílias homenageadas no dia de hoje. Essas famílias formam a espinha dorsal do desenvolvimento da nossa querida cidade. Se hoje vivemos em um belo município, que nos orgulha muito, devemos isso a cada um dos homenageados de hoje, que bravamente desbravaram este solo, que hoje chamamos de Videira”, destacou o vice-prefeito de Videira – Dr. Jorge Lopes de Oliveira, que acompanhou a solenidade. 

Na ocasião, os descendentes dos pioneiros receberam um certificado em agradecimento aos trabalhos prestados por seus pais e avós à vitivinicultura videirense, além de um CD com os documentos utilizados na homenagem. O material pesquisado deu origem a 19 painéis, que narram a chegada dos colonizares, o desbravamento das terras, as dificuldades enfrentadas e a relação das famílias com a vitivinicultura videirense. Eles compõem a exposição temporária Pioneiros da Uva e do Vinho, que esta aberta à visitação no porão do Museu do Vinho, até 30 de novembro. “Com esse trabalho da Associação Amigos do Museu do Vinho, as histórias e recordações dos desafios enfrentados pelos colonizadores estão imortalizadas e ajudam a documentar o desenvolvimento de Videira”, explicou o secretário de Turismo e Cultura – Clemir Schmitt, ao falar da importância do evento.

Aldacir Perazzoli é neto de José Perazzoli – um dos homenageados, para ele a relevância do evento esta em oportunizar o resgate das histórias do início do século passado, como a que ele contou sobre o nome da Comunidade de Santa Barbara, onde sua família estabeleceu residência. O vizinho do avó de Aldacir, e também homenageado – João Contini, doou para a comunidade a imagem de Santa Barbara, como pedido de proteção contra as fortes chuvas de granizo que caiam e destruíam os parreirais. Depois que a imagem foi doada, as chuvas diminuíram significativamente e resolveu-se agradecer a Santa, colocando o seu nome na comunidade. “Todas as famílias homenageadas tem histórias de lutas e alegrias, mas principalmente a história da realização de um sonho, de vir para estas terras, cultivar a uva e o vinho e assim conseguir dar nome ao nosso município”, enfatiza Perazzoli. 

Este foi o 9º ano consecutivo que a AAMUVI homenageia os Pioneiros da Uva e do Vinho. Desta vez, as famílias enaltecidas foram: Afonso Eberle, Albino Aurélio Baseggio, Alfânio Giacomini, Angelo Grando, Athanásio Perazzoli, Domenico Antônio Zucco, Eugênio Casagrande, Giovanni Grando, Henrique Zigali, João Appi, Joào Contini, José Perazzoli, Luiz Argenta, Moisés Gregolon, Olinto Artibano Eberle, Rafael Perazzoli, 

A Pesquisa

A presidente da AAMUVI – Rita Catarina Sinzker explica que a cada ano, uma década é pesquisada sobre a chegada das famílias na região e daí sai as homenageadas. “Nós da AAMUVI fazemos um levantamento completo de como as famílias chegaram em Videira, os problemas enfrentados, já que muitos deles desbravaram mata virgem. Além dos casamentos, filhos, dia a dia no parreiral, entre outros detalhes”, afirma. Já Denise Zago, explica que o trabalho da pesquisa é feito durante todo o ano, para culminar na homenagem dos Pioneiros da Uva e do Vinho. “Para identificar quem serão as famílias homenageadas, nós buscamos o conhecimento popular, conversando com os próprios integrantes das famílias, já que quem guarda a nossa história são, principalmente, as pessoas mais idosas. Fazendo esse resgate, é possível perpetuar a história do nosso município”.









Fotos: Josiane Ugolini

Fonte: Assessoria de Comunicação Prefeitura de Videira