Notícias do Novo Tílias News

Pinheiro Preto sedia reunião do Conselho de Desenvolvimento Regional

A quinta reunião ordinária do Conselho de Desenvolvimento Regional (CDR) foi realizada na última sexta-feira, dia 11, de forma descentralizada, no município de Pinheiro Preto. Na ocasião, três projetos foram aprovados, bem como foram discutidos programas como: Antigranizo, Irrigar e Combate ao Borrachudo. O secretário regional, Dorival Carlos Borga, ainda repassou informações sobre o Ciclo de Palestras Estratégicas e sobre os recursos que serão empregados na manutenção das rodovias na regional.

A reunião foi realizada no Auditório do Centro Educacional Padre Trudo Plessers e contou com mais de 80% dos conselheiros integrantes. A ata da última sessão, divulgada no site da 9ª Secretaria de Desenvolvimento Regional (SDR), foi aprovada pelos integrantes e na sequência os projetos foram em votação.

O primeiro projeto consistia no repasse financeiro do Governo do Estado, no valor de R$ 30 mil reais para a Associação Pró-Vinho do Brasil. Outros dois projetos de pré-enquadramento no Programa de Fomento a Produção Agropecuária, voltados aos produtores: Itamar Luiz Biava e Valdenir José Zamboni, no valor de 15 e 12 mil reais, respectivamente, também foram votados.

A reunião ainda contou com a explanação do gerente de agricultura, Mauro Santini, que abordou o Programa Antigranizo, explicando a funcionalidade e solicitando o parecer dos prefeitos sobre a possibilidade de ingressar nessa iniciativa. O programa Irrigar, que fornece recursos para financiamento, com subsídios de juros, para construção de açudes para irrigação também foi abordado.

O Secretário regional, Dorival Carlos Borga, ainda relatou sobre o andamento dos trabalhos para licitar o serviço de manutenção das rodovias regionais, com tapa buracos e roçadas. Os recursos de R$ 239 mil reais já estão disponíveis e o procedimento será licitado nos próximos dias. O Ciclo de Palestras Estratégicas, que iniciará nesta terça-feira, dia 15, também foi um tema discutido durante a reunião do Conselho. Mais de 150 pessoas já haviam efetuado a inscrição. "Esse evento é democrático e prima pela gestão participativa para se traçar políticas de governo. Por isso é tão importante a nossa região estar mobilizada e integrar essa iniciativa. Discutindo de forma coletiva o melhor para a região" finalizou Borga.


Fonte: ederluiz.com.vc