Notícias do Novo Tílias News

Pesquisa aponta Luzerna como a cidade com melhor índice de proteção social do Brasil

Uma cidade referência no Brasil. Com menos de 6 mil habitantes, Luzerna, no Meio-Oeste catarinense, é o município com melhor índice de proteção social do país, o que significa que as famílias tem infraestrutura urbana, boas condições de vida e trabalho.  O índice é resultado de um levantamento feito pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) realizado com base em dados do IBGE de 2000 e 2010. O resultado foi divulgado no dia 1o deste mês em Brasília.

A pesquisa analisa indicadores ligados à exclusão social como mortalidade e trabalho infantil, escolaridade e tempo gasto no deslocamento entre a moradia e o trabalho. A pontuação vai de 0 a 1 e quanto menor o resultado, mais positiva é a avaliação. Luzerna teve uma nota média de 0,09. Para o prefeito, Moisés Diersmann, o resultado só foi conquistado graças a ajuda de todos os moradores da cidade.  “Essa conquista é para os luzernenses, da nossa comunidade. Cada um fazendo a sua parte no individual é que se obtém excelentes resultados no coletivo”, destacou.

Ainda segundo o prefeito, o que também contribuiu para o resultado foi o trabalho feito pelo Centro de Referência de Assistência Social (Cras) do município. Atualmente, são 783 famílias cadastradas, que recebem acompanhamentos e orientações frequentemente. “O Cras foi criado em 2012, mas a política de assistência social foi desde que o município foi emancipado. De lá pra Ca a gente foi sempre aperfeiçoando tentando melhorar cada vez mais o serviço pra mostrar que as famílias estão tendo realmente a proteção social no município”, ressaltou a coordenadora e assistente social do Cras, Michele Tedesco.

Mas além do setor social, o que também contribuiu para este resultado foi a educação. Hoje 100% das crianças que vivem no município frequentam a escola regularmente. Luzerna tem ainda praticamente 100% do esgoto tratado, bem como o serviço de coleta de lixo que atende toda a cidade. A taxa de mortalidade infantil também ajudou bastante na nota: para cada mil crianças nascidas, apenas 10 aproximadamente não completam um ano de idade. Para se ter uma ideia, no Brasil são 16,7.

Os resultados, ainda segundo o prefeito, são reflexo de um trabalho conjunto com diversas áreas do município e que deve continuar sendo feito para que o município continue sendo referência no país. “O mais difícil agora é manter o primeiro posto. O primeiro lugar ele tem que ser trabalhado no sentido de manter, mas é claro que nós temos que estar atentos a outros indicadores também. O poder público tem esse papel de olhar, não somente esse título que Luzerna conquistou com o primeiro lugar, e deve manter, mas também olhar outros indiciadores que nós temos muito a melhorar”, finalizou o prefeito.

Fonte: ederluiz.com.vc