Notícias do Novo Tílias News

Noite de abertura do 2º Festival de Teatro Escolar de Videira foi um sucesso

Uma noite de magia e encantos, assim podemos traduzir a noite de abertura do 2º Festival de Teatro Escolar, que aconteceu nesta terça-feira (22). O evento é promovido pela Prefeitura de Videira, por meio da Secretaria de Turismo e Cultura, e se estende até a próxima sexta-feira (25), todas as noites serão apresentadas peças inéditas, sempre a partir das 19 horas, no Salão Padre Jordan do Colégio Salvatoriano Imaculada Conceição.

Ao abrir o evento, o secretário da pasta – Clemir Schmitt enalteceu o empenho das escolas e instituições envolvidas. “O Festival de Teatro nada mais é que uma vitrine, para mostrarmos os talentos videirenses e serve, ao mesmo tempo, para formar plateia para esse produto cultural, além de despertar nas pessoas o gosto pelas artes cênicas. A secretaria de Turismo e Cultura sente-se honrada em realizar mais um evento de valorização e incentivo às artes”.

Com o intuito de aumentar o nível do festival, foi realizada, desde maio, uma capacitação continuada para os professores que desenvolveram as peças teatrais. Foram trabalhadas técnicas de teatro, de palco, roteiro e cenário. A coordenadora do Programa Mais Educação Joaquim Amarante – Fernanda Cristina Pozzan destaca que o aprendizado foi enorme com as oficinas. “Está sendo muito gratificante participar deste evento. Conseguimos envolver toda a escola, tanto alunos quanto os professores entenderam a proposta da nossa peça e todos auxiliaram de alguma maneira. As oficinas foram extremamente importantes, pois através delas, conseguimos trabalhar as artes cênicas em vários aspectos, da mesma forma que conseguimos fazer com que os alunos se interessassem pelo teatro”, ressalta. 

O Festival engloba escolas das redes municipal, estadual e particular, além de entidades que trabalham com artes cênicas. Cerca de 200 pessoas, entre alunos-atores e professores, estão envolvidos no evento. Suyane do Rosário Vasconcelos é aluno do 9º ano da Escola de Educação Básica Inspetor Eurico Rauen e participa pela primeira vez do Festival. Ela conta que gostou bastante de todo o processo de ensaios, montagem de personagem e apresentação do teatro. “Tudo é novidade para mim, mas durante a preparação foi possível aprender muito, tanto sobre a atuação em cena, quanto sobre a cultura negra, que é o tema do nosso teatro”, enfatizou. 

Na primeira noite de festival foram apresentadas as seguintes peças: O Ministério Do Teatro – com os professores oficineiros; A Revolta da Cuca - E.E.B Anísio Rachadel De Oliveira; O Valor do Tempo - E.E.B. Josefina Caldeira De Andrade; O Médico à Força - E.E.B.M Joaquim Amarante; Brega e Chique - Escola Especial Tia Ana; Cultura Negra: Trajetória e Reflexões - E.E.B. Inspetor Eurico Rauen.

A previsão é de que o 2º Festival de Teatro Escolar de Videira reúna um público superior a 1.500 pessoas nos quatro dias de apresentação. A comunidade está convidada a assistir os espetáculos. A entrada é gratuita.










Fotos: Pedro Schaitel

Fonte: Assessoria de Comunicação Prefeitura de Videira