Notícias do Novo Tílias News

HUST responde questionamentos do Legislativo sobre cirurgias eletivas

O presidente da Câmara de Vereadores de Joaçaba, Luiz Vastres, apresentou aos demais vereadores, em sessão da última semana, as respostas que chegaram à casa legislativa referente a dois Pedidos de Informação feitos pela Câmara. Um deles, proposto por Vastres, mas assinado por todos os vereadores, questionava o Hospital Universitário Santa Terezinha (HUST) sobre o número de cirurgias eletivas realizadas em 2015, quais foram os procedimentos feitos e o nome dos pacientes atendidos. “Sugeri este Pedido de Informação porque há poucos meses aprovamos o repasse de R$ 600 mil para o hospital com a finalidade de aquisição de novos equipamentos e a realização de 200 cirurgias eletivas. Então, como uma das funções do vereador é fiscalizar, buscamos saber como estes valores estão sendo aplicados”, disse Vastres.

O HUST informou que durante o período de abrangência efetiva do convênio, ou seja, entre maio e agosto deste ano, foram realizadas 62 cirurgias eletivas. Quanto ao tipo de procedimento e nome dos pacientes, o hospital preferiu deixar os dados a disposição dos vereadores na própria entidade e não incluí-los na resposta. “Agora farei um novo Pedido de Informação junto a Secretaria Municipal de Saúde para saber quantas pessoas deram baixa na lista de espera por uma cirurgia eletiva e faremos a comparação dos dados”, disse o presidente.

Estudo socioambiental

A prefeitura também respondeu ao Pedido de Informação feito por Vastres no qual ele questionava o andamento das ações para a realização de um estudo socioambiental. O Poder Executivo informou que já nomeou uma comissão de trabalho para a elaboração de uma Minuta de Termo de Referência e que está viabilizando o processo licitatório para a contratação de uma empresa que possa realizar o estudo.

De acordo com Vastres, ausência do estudo está causando entraves para o desenvolvimento do município, pois, muitas autorizações para a obras dependem desta análise.

Fonte: Adriana Panizzi / Assessoria de Comunicação Câmara de Vereadores de Joaçaba