
Em todo o Estado mais de 46 cidades participaram da ação. Durante o dia o grupo abordou as pessoas que passaram pelo local alertando sobre os impostos que são cobrados em produtos consumidos diariamente. O movimento contou também com uma mateada em parceria com a Erva Mate Mazutti.
Segundo um dos membros do Núcleo Jovem da Aciav, Júlio Moriggi, é preciso que a população faça valer seus direitos na busca de uma melhoria continua na forma de aplicação dos recursos arrecadados no município, Estado e País. "Trabalhamos aproximadamente um terço dos nossos dias somente para pagar impostos. Infelizmente a nossa carga tributária é alta e o nosso retorno é muito baixo do que é esperado pela população. O encontrou serviu para refletir sobre a atual situação e ao mesmo tempo pensar em como devemos cobrar dos nossos representantes e futuros candidatos. O evento foi o primeiro passo para que aconteça efetivamente uma melhoria no retorno da aplicabilidade dos recursos arrecadados no nosso País", destacou Moriggi
O Brasil tem uma das cargas tributária mais alta do mundo. É preciso trabalhar cinco meses do ano só para pagar impostos. Só neste ano o dinheiro arrecadado em impostos no País passa de 1.000.000.000.000. Com todo esse valor daria para construir mais de quatro milhões de postos de saúde totalmente equipados. Para os nucleados a ação serviu para tentar alertar a população que essa quantidade enorme de dinheiro arrecadado se transforme em melhorias na saúde, educação e outros setores.
Para o presidente da Aciav, Vilson Giazzoni, é preciso abrir mais os olhos para a tributação. "Precisamos reivindicar pelos direitos que a população tem perante os investimentos dos valores que estão arrecadando. Acredito que nos últimos anos o Governo Federal implantou um poderoso sistema de fiscalização e arrecadação, que tudo aquilo que você compra ou movimenta, todos os gastos em supermercados e em lojas já é feito o recolhimento dos impostos no dia ou no mês seguinte. Sabemos que esses impostos não são distribuídos da maneira ideal para favorecer a população. É complicado olharmos a situação que está o País no primeiro escalão em Brasília, quando o prefeito reclama do governador, o governador reclama do presidente, mas nós temos que reclamar também, para alertar e cobrar os próximos políticos, afinal no próximo anos teremos eleição".
O Feirão do Imposto é um projeto idealizado pela ACIJ Jovem no ano de 2003. O objetivo desse movimento é ter cidadãos mais conscientes e que possam realmente lutar para que o País tenha uma carga tributária justa e que os impostos sejam recolhidos e retornem em benefícios para a população. Acesse o site www.impostometro.com.br e saiba quanto o brasileiro já pagou de tributos até agora e confira o percentual de Tributos Embutidos no Preço Final de Produtos e Serviços.
Fonte: Assessoria de Imprensa