Notícias do Novo Tílias News

Empresários e políticos se reúnem em prol da BRF de Herval

Comitiva deverá participar de reunião 
em Florianópolis na semana que vem

Depois de uma reunião com os aproximadamente 300 funcionários que serão transferidos da BRF de Herval d´Oeste para a unidade de Campos Novos, devido a decisão da empresa em fazer essa transferência do Setor de Abates e de Cortes, o Sindicato da categoria promoveu na noite desta quinta-feira (3), uma reunião com empresários e representantes políticos de Herval d´Oeste, Joaçaba e Luzerna.

Luiz Andrade, presidente do Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias de Carne e Alimentação de Joaçaba e Região (SINTRICAJHO), ressaltou no encontro uma outra preocupação, a de que possa também acontecer a transferência do setor de presuntaria.

“Se esse setor também for transferido isso representará em torno de 750 trabalhadores. Ainda não temos a informação oficial por parte da diretoria da BRF, o que deve acontecer nos próximos dias. Estamos recebendo essas informações com muita preocupação, porque os trabalhadores de uma forma geral vão continuar com o emprego em outra unidade, mas terão muitos transtornos”, resumiu o sindicalista.

Do encontro chegou-se a conclusão da criação de uma comitiva que na próxima quarta-feira (9) estará se deslocando até Florianópolis para participar de uma reunião com o governador do Estado, Raimundo Colombo. “Na oportunidade estaremos levando ao governador e sua comitiva, toda a nossa preocupação com essa transferência da BRF de Herval d´Oeste para a cidade de Campos Novos, ou seja, iremos mostrar o que poderá acontecer”.

Acontecendo a transferência do setor de presuntaria, Luiz Andrade não mediu palavras para afirmar que “estamos fadados ao fechamento da unidade da BRF de Herval d´Oeste num curto espaço de tempo. Estamos todos aqui reunidos, porque não queremos deixar isso acontecer”.

A reunião na Capital do Estado com o governador foi agendada pelo prefeito hervalense, Nelson Guindani, que ao falar sobre o assunto, argumentou que “vamos buscar apoio do governador para termos força junto a direção da empresa da BRF em São Paulo, para que as atividades em nosso município continuem”.

Uma planilha com números desta possível transferência será apresentador ao governador Colombo e posteriormente levado à São Paulo se for necessário. “Esse é um momento preocupante, principalmente pela crise que estamos enfrentando. Vamos sensibilizar Colombo que se haver a desativação de nossa unidade da BRF, acontecerá um problema social muito grande que se reverterá em números negativos para Herval d´Oeste e toda a região”, frisou Guindani.

O prefeito hervalense concluiu afirmando que quando de seu contato com a direção da empresa no município e em São Paulo, teve a informação que apenas o setor de abate seria transferido para Campos Novos e não a presuntaria, os embutidos e o produto final acabado.

Por Julnei Bruno


Fonte: Rádio Catarinense