Pular para o conteúdo principal

Notícias do Novo Tílias News

Chuva causa grandes estragos em Joaçaba e Herval d’Oeste

Reportagem de Gabriela Gibikoski, 
Pablo Casarino, Éder Luiz e G1/SC

Um vendaval de poucos minutos no fim da tarde desta quinta-feira (24), por volta das 18h45, assustou os moradores e deixou um rastro de destruição em Joaçaba. Diversas casas foram destelhadas, vidros de apartamentos e estabelecimentos comerciais estouraram, árvores foram arrancadas e fios de alta tensão caíram sobre as ruas, deixando boa parte da cidade sem energia elétrica. Diversos carros que estavam estacionados no Centro da cidade foram danificados por telhas e placas arrancadas com a força do vento.




Entre os locais mais atingidos estão Vila Pedrini, bairros Anzolin, Nossa Senhora de Lourdes, Boa Vista, Monte Belo, parte do Tobias e Centro do município. Pelas ruas da cidade o cenário é de destruição. Neste locais algumas casas ficaram completamente destruídas. A concha acústica, em frente à Catedral Santa Terezinha foi levantada pelo vendaval. A casa dos padres foi totalmente destelhada.




No acesso Adolfo Zigueli, uma árvore caiu e os bombeiros precisaram cortar os galhos para fazer a liberação da via. A Rua Egídio Vencatto, no bairro Boa Vista está interditada devido a queda de várias árvores. Na BR-282, um motorista precisou ser resgatado pelos bombeiros depois que uma árvore caiu sobre o veículo que ele dirigia. O carro ficou completamente destruído. O nome do condutor ainda não foi informado.




A Unoes Joaçaba suspendeu as aulas na noite desta quinta e manhã de sexta-feira (25) em função dos estragos causados pelo vendaval. A universidade está sem energia elétrica, bem como os bairros da cidade alta. Equipes da Celesc já trabalham para restabelecer o serviço, mas ainda não há previsão de quando isso deve acontecer.





Orientação

O Corpo de Bombeiros está distribuindo lona no quartel de Joaçaba para os atingidos pelo vendaval. A orientação é para que as pessoas tenham cuidado, evitem subir em telhados e fiquem longe dos fios de alta tensão caídos sobre as vias.

Na Avenida Getúlio Vargas, o trânsito chegou a ser interrompido já que muitos fios de energia foram rompidos e ficaram expostos no asfalto.

Estragos também foram observados na concha acústica na praça da Matriz. Todo a cobertura do palco ficou distorcida.

O Corpo de Bombeiros está distribuindo lonas no quartel de Joaçaba para os atingidos pelos vendaval. A orientação é para que as pessoas tenham cuidado, evitem subir em telhados e fiquem longe dos fios de alta tensão caídos sobre as vias.

Em alguns bairros da cidade as residências encontram-se sem energia.


Abaixo as fotos dos estragos e do acidente que aconteceu na BR-282, queda de uma árvore sobre um veículo com vítima presa as ferragens e resgatada pelos bombeiros. 

Leia mais: Árvore cai e atinge veículo na BR-282 em Joaçaba


Falta de luz

Até a manhã desta quinta-feira (25), 28 mil unidades consumidoras continuavam sem energia em Santa Catarina, a maior parte da Serra e Oeste.

A Secretaria de Estado da Defesa Civil 
ainda faz o balanço dos estragos.

no Vale do Itajaí. Foram registradas cerca de 170 ocorrências pela Defesa Civil e Corpo de Bombeiros. Um homem ficou ferido após uma árvore cair sobre seu carro, veículos foram danificados com a queda do painel de uma farmácia e um rancho desabou.

Só na cidade de Abelardo Luz foram registradas 140 atendimentos em oito bairros, conforme a Defesa Civil do Estado.

Um rancho desabou em Presidente Getúlio, no Vale do Itajaí. Dentro havia cinco gados. Um dos animais só conseguiu sair com ajuda dos bombeiros. Havia também equipamentos agrícolas no local.

Em Chapecó quatro casas foram destelhadas e em Caxambu do Sul foram 20, conforme informou a Defesa Civil na noite de quinta. 


De acordo com a Defesa Civil, os maiores volumes de chuva nas últimas 12 horas foram registrados na Serra e Oeste.


Rancho desabou com a força do vento em Presidente Getúlio
(Foto: Bombeiros Voluntários/Divulgação)

Árvores cairam em Herval D’Oeste com a força do vento
(Foto: Eduardo Cristofoli/RBS TV)



 























(Todas as imagens da galeria Portal Éder Luiz)

Fotos: ederluiz.com.vc / Rádio Catarinense


Fonte: ederluiz.com.vc / G1