Notícias do Novo Tílias News

Água Doce - Assuntos diversos movimentaram a pauta da Sessão do Legislativo. Destaque para Moções de Parabenização.

A Vereadora Tatiane Mendes dos Santos apresentou Moção de Congratulações aos alunos do Cedup, Carlos Augusto de Oliveira e Gabriel Denardin Braseiro e para o professor de zootecnia e orientador Ricardo Luiz dos Santos, pela aplicabilidade do trabalho intitulado de: Forragem Verde Hidropônica - Tecnologia em Favor do Bem-estar Animal, classificado para etapa estadual da Feira Estadual de Ciências.

O trabalho foi classificado na Feira de Ciências Etapa Regional, que aconteceu em agosto em Herval d’ Oeste. O projeto alcançou o 1.º lugar, obtendo nota máxima nas avaliações em todos os quesitos, caso inédito, sendo o único a obter essa nota, em todas as edições da feira.

Com isso, eles foram agraciados com a vaga para representar o município na etapa estadual da Feira de Ciências e Tecnologia, que será realizada no mês de outubro em Florianópolis e, se nesta fase alcançarem nova classificação, o projeto participará da etapa nacional.

O Vereador Raimundo Heberle foi autor da Moção de Congratulação ao médico veterinário Fabiano Mendes dos Santos, escolhido pela Associação Brasileira de Limousin, (limosan) para julgar a raça de gado limousin, durante a 38.ª Expointer em esteio, Rio Grande do Sul.

Mendes é agropecuarista e sócio proprietário da Cabanha São Chico, onde são criados animais puros de origem da raça limousin desde 1996. A propriedade da família, busca desde 1980 fazer a seleção do gado limousin e red poll, com aperfeiçoamento genético dos animais, alcançando alto potencial e ampliando o rebanho.

De autoria da Vereadora Denise Aparecida Celso Putton, a Moção que concede votos de congratulações ao médico Mário Ernesto Canseco, por completar 50 anos como profissional na área da medicina e pela dedicação à população do município de Água Doce.

Canseco nasceu no dia 5 de junho de 1940 na cidade de Quillacollo na Bolívia e, veio para o Brasil, primeiramente ao Rio de Janeiro, em 1959 por meio de um convênio cultural Brasil – Bolívia.

Doutor Mário Ernesto Canseco, já tinha um ano de medicina cursado na Universidade Maior de São Simão em Cochabamba e mediante um convênio, ele foi designado para prosseguir nos estudos na Faculdade de Medicina de Porto Alegre, onde também fez pós-graduação em cirurgia geral no Hospital Cristo Redentor, e dois anos de especialização em ginecologia no Hospital Nossa Senhora da Conceição.

Chegou a Água Doce no dia 4 de março de 1969, foi vereador em três mandatos com uma atuação marcante em suas ações, e sempre defendendo o interesse da comunidade, além dos princípios da transparência e legalidade na Administração Pública e como profissional médico, sempre se dedicando ao povo de Água Doce, com quem sempre se pode contar com atendimento a qualquer hora, em todos os momentos em que precisar.

A Presidente Marli Guerreiro foi autora da Moção de parabenização para Vitório Verona, bem como a todos os integrantes da primeira banda do Município de Água Doce.

Vitório Verona junto com outros integrantes realizava ensaios com a banda num estábulo, que após passar por uma reforma, foi transformado em um paiol, na propriedade de João Balestrin, o local era utilizado para os ensaios da banda, sendo que ainda na época, a banda se apresenta nas solenidades e festividades cívicas comemorativas, além de eventos que aconteciam na cidade de Água Doce.

Vale destacar que dos dezessete componentes da banda, ainda estão vivos: Vitório Verona, Carlos Renato Ferretti, Vitório Verona Primo e Domingos Verona.

Visando a valorização da história a Presidente da câmara propôs indicação ao executivo, para que juntamente com a Secretaria de Educação, Cultura e Esportes, estudem a viabilidade, para que na Casa da Cultura Maria Imaculada Brunner Beal, se disponibilize um espaço destinado para um acervo dos instrumentos musicais utilizados pela primeira Banda de Água Doce e, também com ilustrações fotográficas de seus componentes.

Marli Guerreiro entrou também com a Moção de Congratulações para Terezinha Agatha Menegatt, que atingiu a longevidade dos seus 90 anos, Terezinha nasceu no dia 29 de julho do ano de 1925, na Linha Grafunda, Município de Luzerna, onde viveu sua infância.

Com 16 anos foi residir em Paiol de Telhas, permaneceu no município até o ano de 2002. Atualmente, a Senhora Terezinha vive feliz ao lado da sua filha no município de Catanduvas, tendo uma história de vida enriquecida pelos 12 filhos, 39 netos, 39 bisnetos e uma trineta.

Outra Indicação da Presidente Marli é para que se estude a viabilidade de produzir ervas medicinais naturais no Horto Municipal, localizado no Cedup, a fim de oferecer à Pastoral da Saúde, bem como à comunidade.

Marli lembra que a Pastoral de Saúde, desenvolve um trabalho com a aplicabilidade dessas plantas para curar enfermidades, por meio de produtos fitoterápicos com o uso de ervas medicinais, segundo ela, este local seria de grande valia para a produção de matéria prima.

Marli apresentou mais uma indicação para que se estude a viabilidade de se criar programas de incentivo e apoio à produção artesanal de produtos coloniais e naturais no Município de Água Doce, como forma de aumento da renda familiar nas comunidades rurais, além de manter a qualidade de vida e a subsistência no campo.

Na mesma oportunidade, que se busque um estudo para implantar feiras de produtos coloniais artesanais, com o escopo de incentivo à produção no campo e posterior comercialização.

Foi aprovado ainda por unanimidade, requerimento ao Secretário de Estado de Infraestrutura, João Carlos Ecker, a fim de que se possa proceder com a imediata recuperação da rodovia SC 150, sentido BR 153, no Município de Água Doce.

A medida se justifica, tendo-se em vista que muitos veículos estão sendo danificados, uma vez que, essa é a principal ligação entre Água Doce e a BR 153. Segundo consta no requerimento, existem buracos, que estão causando danos aos veículos que transitar por essa rodovia.

E por fim destaque para o projeto de lei que abre crédito adicional suplementar no valor de R$ 43.800 ao Fundo Municipal de Saúde com o objetivo de adquirir um veículo para a pasta. A próxima Sessão do Legislativo de Água Doce aconteceu no dia 21 de setembro e será uma Sessão especial em homenagem ao gaúcho.

Fonte: Rádio Tropical FM