Representando os ex-presidentes homenageados, falaram os empresários Jayme Scherer e Odivan Cargnin. Presidente da ACIOC de 1968 a 1969, Scherer exemplificou por meio de dados e informações a importância da entidade para o crescimento local e regional. “Cito duas conquistas importantes, entre tantas, que a ACIOC teve ao longo sua história: a construção da unidade da Sadia em Joaçaba (atualmente ADM) e a efetivação do primeiro curso superior de administração na região, através da FUOC que foi a instituição originária da nossa UNOESC, uma das maiores instituições de ensino do Estado de Santa Catarina nos dias de hoje”, explicou.
O empresário Odivan Carlos Cargnin, presidente da ACIOC de 2010 a 2011 se expressou confiante no futuro por meio do fortalecimento da entidade ao longo dos anos. “Como é bom voltar à Joaçaba e encontrar a ACIOC cada vez mais forte e consolidada, estruturada em pilares éticos e morais que a projetam para um futuro próspero por meio do legado que cada um que por esta entidade deixou ao longo destes 75 anos de história. Sinto-me agraciado em fazer parte desse importante momento histórico”, declarou.
O atual presidente Mircon Roberto Becker, em sua explanação, agradeceu e reconheceu o valor e a dedicação de cada presidente e suas diretorias que construíram o legado da ACIOC ao longo dessas mais de sete décadas. “Quero agradecer e reconhecer o valor e labor de todos que participaram e participam, dos 37 Presidentes e suas Diretorias que nos antecederam, diretores (as) da atual gestão, membros do Conselho, enfim a todos que estiveram à frente da Associação Empresarial nestes 75 anos. Muitos aqui presentes ou representados, os quais saúdo e cumprimento em nome da Diretoria atual, que os tem com profunda consideração e que deixaram um legado de grandes eventos, ações, investimentos e, especialmente, fortaleceram e criaram muitas empresas que são as maiores responsáveis pelo desenvolvimento sócio, cultural e econômico da nossa região”, completou.
Ao final de sua explanação, o presidente Mircon brindou aos convidados com um vídeo dos melhores momentos da Feira de Ciência, Inovação e Tecnologia – GERA 2015, realizada de 17 a 20 deste mês e que fez parte das comemorações de aniversário da ACIOC. Mais de 5 mil pessoas passaram pelo Pavilhão Frei Bruno ao longo dos quatro dias de evento.
Autoridades também homenagearam a ACIOC
O Presidente da Federação das Associações Comerciais e Industriais de Santa Catarina (FACISC), Ernesto João Reck, também participou da solenidade e destacou a importância do associativismo. “Quando a gente quer, a gente faz e com muito mais facilidade quando estamos juntos. A soma de esforços das empresas, entidades e os poderes constituídos são preponderantes ao desenvolvimento do nosso estado. Por esse motivo, ao longo destes 75 anos, a ACIOC se apresentava como uma Associação Empresarial bem estruturada e com foco no futuro, valorizando todos que por aqui passaram e projetando suas metas e ambições para os próximos anos. Parabéns ACIOC!”, completou.
Ao final da sua explanação, o presidente da FACISC homenageou a ACIOC com a entrega de uma placa comemorativa aos 75 anos da entidade.
O prefeito de Joaçaba, Rafael Laske, acrescentou a importância da ACIOC no município por meio da parceria existente entre os poderes na busca pelas melhorias sociais, econômicas e de infraestrutura. “Hoje somos uma das melhores cidades do Brasil, graças ao apoio dos nossos empresários que, por meio do associativismo estruturado como o realizado pela ACIOC, promovem e incentivam o crescimento da nossa cidade e região em todos os índices. Por meio dessa união, conseguimos diversas conquistas para Joaçaba. Atualmente, ACIOC e Prefeitura trabalham de forma intensa na viabilização da revitalização e ampliação do Aeroporto Santa Terezinha, uma obra que beneficiará todo o oeste de Santa Catarina”, completou.
Na solenidade, cada ex-presidente, familiar ou representante recebeu um Thompson como forma de agradecimento pela colaboração ao longo dos 75 anos de sucesso da ACIOC.
Situação econômica foi tema da palestra de aniversário
Trazendo um recorte do Brasil por meio de atitudes cotidianas individuais, o renomado economista Paulo Rabello de Castro, palestrou aos convidados do evento sobre a Economia e Gestão de Negócios nos dias atuais em face da comemoração dos 75 anos da ACIOC. O nome da palestra foi intitulado “Como salvar o Brasil?”. “Ao contrário de Joaçaba e região se frustrarem com o Brasil, Joaçaba precisa invadir o Brasil. Em que sentido? Joaçaba e região tem algo a dar ao Brasil. Que é uma mistura de associativismo, espírito de comunidade, guerreiro e empreendedor. Isso é o que falta ao Brasil. Além do mais, precisamos ter planejamento para o futuro de forma organizada, porém, não acontece nos dias atuais, por termos as lideranças adequadas nos governos. Na medida em que nós transformarmos o Brasil em uma Grande Joaçaba teremos um grande país”, completou utilizando o município de Joaçaba como exemplo para o Brasil.
Questionado se o país ainda tem futuro, Paulo Rabello de Castro, disse que o “Brasil tem um futuro próspero e próximo desde que consigamos vassourar os incompetentes, os canalhas, os aproveitadores do circulo fechado de poder que quase arruína o nosso país. Digo quase, por que a mudança precisa ser rápida e, ainda neste ano. E é nesse sentido que concentramos todas as nossas ações.“, finalizou.
A apresentação do palestrante está disponível no site da ACIOC, www.acioc.com.br.
Após a palestra, um debate com perguntas dos convidados e da plateia foi realizado entre o Economista Paulo Rabello de Castro, o Presidente da ACIOC Mircon Becker, Presidente da FACISC João Ernesto Reck, Presidente do Conselho de Administração da Celulose Irani S/A Péricles de Freitas Druck, mediado pelo Reitor da Unoesc Aristides Cimadon. Ao final do evento, os convidados foram recepcionados em um coquetel de aniversário no Spazzio Brollo.
O evento de aniversário da ACIOC teve o apoio da Celulose Irani S/A, Contassesc Contabilidade, Organizações LIMGER, Disauto, Sebrae, Fiesc, Facisc, Prefeitura de Joaçaba, Prefeitura de Luzerna e Unoesc.