Roberto Garayo nasceu na Argentina em 1952 veio para Joaçaba em 1972. Professor de música e gestor cultural é casado com Libera, tendo duas filhas Patrícia e Scheila e duas netas Maria Julia e Milena. O músico compôs em parceria com Jaime Telles o hino para Frei Bruno e a Madre Santa Paulina. É o fundador da Associação Cultural do Meio Oeste Catarinense, hoje com o nome de “Cacimba Nativa”, também da Associação dos Amiguinhos de Frei Bruno, entidade que por meio da música promove o desenvolvimento da criança. Participa também do Grupo de canto juvenil do Teatro Alfredo Sigwalt e possui um estúdio fonográfico para poder ajudar crianças sem custo algum.
Em Herval d’ Oeste, Garayo há três anos dá aulas de música para crianças e adolescentes no Bairro São Vicente, que hoje fazem parte do projeto “Quero Ser”, apoiado pelo Rotary Club do município e também com a participação voluntária de amigos e segmento privado. O objetivo deste trabalho é promover a inclusão social de crianças e adolescentes, de 6 a 12 anos por meio da música.
Miguelão destacou a importância do músico para o município. “Garayo desenvolve suas atividades culturais e musicais na comunidade, contribuindo assim para a cultura de Herval d’ Oeste. Levando música para todas as comunidades, se dedicando às pessoas carentes, como o Projeto Quero Ser que atende 60 crianças.”
Roberto Garayo agradeceu a homenagem, iniciativa do suplente Joner Miguelão e que teve a aprovação de todos os vereadores. “Sinto-me honrado em estar aqui esta noite. Sempre tive um sonho de poder por meio da arte ajudar os menos favorecidos e este projeto desenvolvido aqui em Herval d’ Oeste é motivo de grande alegria e satisfação e pelo qual agradeço o apoio do Rotary Club e hoje o reconhecimento desta importante Casa de Leis.”
Texto: Joce Pereira
Fonte: ederluiz.com.vc