Notícias do Novo Tílias News

Da quase morte ao recomeço – Escritora natural de Ibicaré lança livro após tragédia que atingiu a família

(Foto: T1 Notícias)
Natural de Ibicaré, Lurdes Cenci Osmarini, 52 anos, atualmente mora em Palmas, Tocantins. Atuou como diretora escolar e professora da educação básica até 2005, quando deixou a sala de aula para se dedicar ao sonho de ter a própria propriedade rural, no interior de Tocantins. Hoje ela é um exemplo de superação.

Em 2013, Lurdes e sua família foram vítimas de um assalto, no município de Lizarda. O marido dela, Vicente de Paula Osmarine, 53 anos, também de Ibicaré, foi executado com tiros na nuca e Lurdes levou dois tiros na cabeça. Na época, o caso foi noticiado pelo Portal Éder Luiz.

O que se seguiu foi uma luta pela vida. Lurdes ficou em estado gravíssimo, passou por três cirurgias e ficou internada em um hospital por dois meses. Sobreviveu, mas hoje está com várias sequelas. Embora tenha só um pedaço do cerebelo e várias plaquetas no maxilar, consegue falar, comer, andar, escrever, digitar.

O maior exemplo de sua recuperação e força de vontade veio através de um livro. Recentemente lançado “Nas Águas Do Rio Pequi”, publicou pela Editora Chiado de Portugal, é um marco e um recomeço. Lurdes enfrenta tudo com muita dificuldade, mas motivada. Sempre escreveu com a mão direita, mas como o lado afetado mais afetado foi esse mesmo, aprendeu a escrever com a mão esquerda. Assim, usou sua criatividade para escrever o livro que é uma história fictícia destinada aos adolescentes, mas é também para todos que gostam de uma boa história, pois aborda assuntos como gravidez na adolescência, escola, estudos, professores e embora o enredo seja fictício, ele trás tramas que retratam a realidade.

O tema central é O Rio Pequi, que existe, com esse nome, no município onde Lurdes morava antes da violência a qual foi vítima, a capa do livro é uma foto desse rio.

“Há momentos que os fatos fazem sorrir, pensar ou até mesmo chorar. Embora tenha menos de setenta páginas, trás muita informação e não se prende num assunto só, como a maioria dos adolescentes, principalmente os que não gostam de ler, querem”. Revela a autora.

O Livro conta a história de um adolescente chamado Guido, mas que poderia ser o nome de qualquer adolescente  que viveu uma aventura. Quem conta esta história é uma antiga professora chamada Doralice.

Para quem tiver interesse, a obra está disponível em Joaçaba na Esquina do Livro.

Fonte: ederluiz.com.vc