Notícias do Novo Tílias News

Centenas de videirenses prestigiaram o Concerto da Banda Jovem Sol-Lá-Sí

O concerto é sempre um momento importante para os músicos, pois oportuniza a demonstração do crescimento do seu conhecimento musical, bem como a evolução do seu potencial. Com o concerto da Banda Jovem Sol-Lá-Sí, realizado no último domingo (2), não foi diferente. Com o Centro de Eventos Vitória (CEVI) lotado, os músicos interpretaram canções eruditas e populares, numa manifestação de tudo o que aprenderam durante as aulas do Núcleo de Música de Videira. O prefeito Wilmar Carelli, que prestigiou o evento, elogiou o trabalho desenvolvido pela Banda Jovem. "É uma conquista para os videirenses ter uma Banda Jovem como esta, com aulas gratuitas e de alto nível técnico, servindo de plataforma de acesso para a Camerata e Banda Sinfônica da Videira. Além de músicos, estamos formando cidadãos", frisou.

Segundo a maestrina Maiara Pereira dos Santos, a escolha das músicas executadas foi feita de acordo com o nível dos instrumentistas. "A primeira parte do concerto foi com músicas mais eruditas, para familiarizar o público com as músicas tocadas, como or exemplo, O Fantasma da Ópera e Tema da Vitória. Já a segunda foi com músicas populares e conhecidas, como Mérica e Asa Branca. Sempre cuidando o grau de dificuldade, mesclando músicas fáceis e mais complexas", explicou.

Durante o intervalo, três alunos executaram as canções New York, New York e YMCA no xilofone e na lira, considerados dois instrumentos muito difíceis de serem tocados e que exigem muita atenção. A aluna Giovana Conti, toca clarinete e explica que o processo dos ensaios é bastante intenso. "Durante a semana os ensaios eram feitos durante as aulas, de forma individual. Nas quintas-feiras e nos domingos, reunia-se todo o grupo, para ensaiar o conjunto" explicou.

Os ensinamentos da música refletem na vida dos alunos em vários aspectos. Para Rebeca Passold Gama, de 14 anos e há quatro tocando clarinete na Banda Jovem, a música contribuiu para torna-la uma pessoa melhor. "A música é uma cultura que soma muito na minha vida. Por exemplo, depois que eu comecei na banda eu me tornei uma pessoa muito mais responsável, aprendi a cuidar do meu instrumento e de tudo ao meu redor. São coisas como esta que influenciam em vários setores da minha vida", relatou. Já Cassiano Bonadiman Filho, que toca clarinete há um ano, afirmou que as aulas contribuem para sua formação pessoal. "A música é algo muito intuitivo e isso eu vou poder levar para toda minha vida".

O Concerto da Banda Jovem Sol-Lá-Sí foi promovido pela Prefeitura de Videira, por meio da Secretaria de Turismo e Cultura e Núcleo de Música de Videira, com apoio da Associação Videira Música Viva e Associação Suíça. O próximo concerto do Núcleo de Música será da Camerata de Videira e acontece no dia 27 de setembro.



Fonte: Assessoria de Imprensa