Vítor Albiero, da 8ª fase do curso de Ciências da Computação da Unoesc Videira, foi um dos destaques da turma ao apresentar um drone como Trabalho de Conclusão de Curso (TCC). A montagem e todo o desenvolvimento do projeto para construção do pequeno veículo aéreo não tripulado levou cerca de um ano e meio, com a orientação do professor Herculano Haymussi de Biasi.
Na noite de apresentação e defesa perante a banca formada por professores e profissionais da área, o estudante de 22 anos fez demonstrações práticas sobre a funcionalidade do equipamento, que é comandado e guiado através de técnicas de visão computacional.
Ele explica que o drone opera em três modos. No manual os comandos recebidos pelo controle são apenas repassados para o drone. No controle sensorial, são utilizados sensores para evitar colisões com os objetos, enquanto no autônomo, com técnicas de visão computacional segue um objeto em determinada cor, visualizado através da câmera.
Inspiração para elaborar o projeto
Vitor conta que o interesse pelo projeto veio já na primeira aula do componente curricular Integração Hardware x Software, quando o professor Paulo Trentin levou um drone como exemplo de uma aplicação prática do conteúdo a ser abordado.
-Apesar da pouca experiência com eletrônica, eu sempre gostei muito do assunto, e foi a partir desta aula que eu pensei em construir um drone semelhante. Porém, eu queria um diferencial, e foi através de algumas conversas com o professor que cheguei à ideia de aplicar a visão computacional para controlar o quadricóptero- reitera Vitor.
O projeto segundo ele, foi baseado no trabalho de um aluno de uma universidade dos Estados Unidos, o qual construiu um pequeno robô que utiliza visão computacional para seguir objetos de forma semelhante ao trabalho desenvolvido pelo acadêmico da Unoesc.
Depois de ter o projeto aprovado pela banca, ele afirma que pretende, a partir de agora, aprimorar as técnicas de visão computacional no projeto, fazendo o aparelho reconhecer, além de objetos pela sua cor, formas, gestos e outros comandos, para assim automatizá-lo de forma completa.
- Como o objetivo principal do projeto era utilizar a visão computacional para fazer o drone "enxergar", o trabalho poderá servir de porta de entrada para uma carreira acadêmica, mestrado ou doutorado nesta área, exatamente o que pretendo seguir - finaliza.
Além do professor orientador, o acadêmico afirma que também contou com a colaboração de familiares e amigos na realização das filmagens, do professor Samuel Rettore, que lhe deu algumas dicas, assim como destacou o papel fundamental da Unoesc no desenvolvimento do trabalho, pois foi através dela que obtive o conhecimento necessário para realizar o projeto.
Utilidade do Drone
O desenvolvimento deste trabalho teve como finalidade iniciar os estudos para automatizar veículos não tripulados através de visão computacional. As utilidades que podem ser empregadas através do uso de tais veículos de forma autônoma são inúmeras, como por exemplo: reconhecimento de desmatamento em florestas; filmagens áreas autônomas; utilização recreacional; entre outros.
Processo de montagens e equipamentos usados
Para desenvolver o drone, Vitor Albiero investiu cerca de dois mil reais. Toda a montagem foi feita em casa e os testes realizados em ambientes interno e externo.
No projeto foram usados:
4 Motores brusheless de 820KV
4- Controles Eletrônicos de Velocidade de 20 A
4 Hélices
1 Frame (Corpo do Drone)
5 - Sensores ultrassônicos
1 Arduino UNO
1 Arduino CRIUS
1 Raspberry Pi
1 Câmera RPI
1 Módulo Bluetooth
1 Bateria Lipo de 5000 mah
1 Receptor de Rádio
1 Transmissor de Rádio
1 Rádio Remoto
1 Caixa de CD
4 Espumas
40 Fios
Fonte: Rádio Videira AM
Na noite de apresentação e defesa perante a banca formada por professores e profissionais da área, o estudante de 22 anos fez demonstrações práticas sobre a funcionalidade do equipamento, que é comandado e guiado através de técnicas de visão computacional.
Ele explica que o drone opera em três modos. No manual os comandos recebidos pelo controle são apenas repassados para o drone. No controle sensorial, são utilizados sensores para evitar colisões com os objetos, enquanto no autônomo, com técnicas de visão computacional segue um objeto em determinada cor, visualizado através da câmera.
Inspiração para elaborar o projeto
Vitor conta que o interesse pelo projeto veio já na primeira aula do componente curricular Integração Hardware x Software, quando o professor Paulo Trentin levou um drone como exemplo de uma aplicação prática do conteúdo a ser abordado.
-Apesar da pouca experiência com eletrônica, eu sempre gostei muito do assunto, e foi a partir desta aula que eu pensei em construir um drone semelhante. Porém, eu queria um diferencial, e foi através de algumas conversas com o professor que cheguei à ideia de aplicar a visão computacional para controlar o quadricóptero- reitera Vitor.
O projeto segundo ele, foi baseado no trabalho de um aluno de uma universidade dos Estados Unidos, o qual construiu um pequeno robô que utiliza visão computacional para seguir objetos de forma semelhante ao trabalho desenvolvido pelo acadêmico da Unoesc.
Depois de ter o projeto aprovado pela banca, ele afirma que pretende, a partir de agora, aprimorar as técnicas de visão computacional no projeto, fazendo o aparelho reconhecer, além de objetos pela sua cor, formas, gestos e outros comandos, para assim automatizá-lo de forma completa.
- Como o objetivo principal do projeto era utilizar a visão computacional para fazer o drone "enxergar", o trabalho poderá servir de porta de entrada para uma carreira acadêmica, mestrado ou doutorado nesta área, exatamente o que pretendo seguir - finaliza.
Além do professor orientador, o acadêmico afirma que também contou com a colaboração de familiares e amigos na realização das filmagens, do professor Samuel Rettore, que lhe deu algumas dicas, assim como destacou o papel fundamental da Unoesc no desenvolvimento do trabalho, pois foi através dela que obtive o conhecimento necessário para realizar o projeto.
Utilidade do Drone
O desenvolvimento deste trabalho teve como finalidade iniciar os estudos para automatizar veículos não tripulados através de visão computacional. As utilidades que podem ser empregadas através do uso de tais veículos de forma autônoma são inúmeras, como por exemplo: reconhecimento de desmatamento em florestas; filmagens áreas autônomas; utilização recreacional; entre outros.
Processo de montagens e equipamentos usados
Para desenvolver o drone, Vitor Albiero investiu cerca de dois mil reais. Toda a montagem foi feita em casa e os testes realizados em ambientes interno e externo.
No projeto foram usados:
4 Motores brusheless de 820KV
4- Controles Eletrônicos de Velocidade de 20 A
4 Hélices
1 Frame (Corpo do Drone)
5 - Sensores ultrassônicos
1 Arduino UNO
1 Arduino CRIUS
1 Raspberry Pi
1 Câmera RPI
1 Módulo Bluetooth
1 Bateria Lipo de 5000 mah
1 Receptor de Rádio
1 Transmissor de Rádio
1 Rádio Remoto
1 Caixa de CD
4 Espumas
40 Fios
Fonte: Rádio Videira AM