Notícias do Novo Tílias News

Videira: SDR e Senai desenvolvem projeto de Inclusão Digital

No dia 11 de agosto, dia do estudante, a 9ª Secretaria de Estado de Desenvolvimento Regional (SDR) e o Senai de Videira e Fraiburgo, procederão com a primeira entrega de computadores gratuitos a alunos de baixo poder aquisitivo e com alto desempenho educacional da rede estadual de ensino. A doação integra o projeto de inclusão digital que está sendo desenvolvida em parceira entre a 9ª SDR e o Senai e que deverá avançar a classe empresarial e a comunidade regional. O projeto segue os moldes de um programa já desenvolvido na SDR de Jaraguá do Sul e que foi adaptado para a realidade local. 

Para o secretário de Estado de Desenvolvimento Regional, Dorival Carlos Borga, são parcerias para o desenvolvimento "De forma conjunta vamos muito mais longe e esse projeto propicia resultados expressivos para todas as partes: os estudantes que recebem um computador de forma gratuita; o Senai que além de fazer a ação social com a manutenção dos computadores doados, também capacita seus alunos para desenvolvimento na prática dos conteúdos repassados em sala de aula; e também a sociedade, que doa um computador que não tem mais serventia para si e que passa a beneficiar alunos que são incluídos neste mundo digital" afirma.

O projeto teve início com o primeiro contato da 9ª SDR com a de Jaraguá do Sul, para conhecer a iniciativa. O Coordenador do projeto intitulado "SDR Inclusão Digital", Ronaldo Maciel Coser, além de apresentar a sistemática ainda procedeu com a doação de 20 computadores, para iniciar de forma efetiva o programa na regional. Ronaldo ressaltou que em Jaraguá do Sul, o projeto iniciou em 2010 e já contemplou mais de 520 alunos da rede estadual. Naquela Secretaria a comunidade doa computadores sem serventia e os mesmos são encaminhados ao Senai, que por meio dos cursos técnicos, aprimora o desempenho prático dos alunos, na manutenção das máquinas, para posteriormente serem doados aos estudantes da rede estadual. Para o programa são selecionados alunos de baixa renda e que possuem bom aproveitamento escolar. 

Na 9ª SDR a sistemática será semelhante, no entanto a coleta do material para abastecer essa iniciativa partirá de outro propósito, que consiste no engajamento à causa pelas entidades empresariais dos municípios, que poderão doar de forma sistêmica os computadores de suas empresas, que não estejam mais sendo utilizados. Máquinas funcionando ou não poderão ser dirigidas para a iniciativa.

No Senai de Videira e Fraiburgo, os alunos dos cursos de aperfeiçoamento industrial e técnico em informática, que somam aproximadamente 200 estudantes, terão a incumbência de colocar os equipamentos para funcionar, instalar o sistema operacional gratuito e permanecer a disposição na garantia das máquinas, mesmo após serem repassadas aos estudantes. O prazo será de aproximadamente seis meses.

Para o coordenador pedagógico do Senai, Leandro Hupalo, os grandes ganhadores com o projeto serão os alunos "O Senai tem como missão formar estudantes que colaborem com a sociedade e essa será mais uma iniciativa que caminha para o cumprimento desse objetivo. Estamos felizes por poder colaborar com essa causa" afirmou.

A seleção dos alunos beneficiados também será uma incumbência da 9ª SDR, por meio da Gerência de Educação. Em todas as escolas da rede estadual serão levantados os nomes para serem contemplados com os computadores. A regra para o beneficiamento será o baixo poder aquisitivo, não possuir computador em casa e apresentar um bom aproveitamento escolar, com boas médias e alta freqüência. 

Para a gerente de educação, Rita de Cássia Soares, essas parcerias são sempre bem vindas "No dia do estudante serão entregues os primeiros computadores, e esperamos, que com a colaboração das empresas e da comunidade, muitos outros sejam doados e repassados a esses estudantes, para que eles façam bom uso, tornando uma ferramenta a mais para a educação" finalizou a gerente.

Fonte: Assessoria de Imprensa