Notícias do Novo Tílias News

Videira: Inverno exige cuidados especiais com as doenças respiratórias

A Gerência Regional de Saúde (Gersa), integrante da 9ª Secretaria de Estado de Desenvolvimento Regional (SDR) ressalta que etiqueta da tosse e procedimentos de prevenção contra as doenças respiratórias devem ser mantidas. Embora com o término da campanha de imunização, em especial da Gripe A, o órgão reforça que é nesta estação do ano que o vírus transita com maior intensidade e que todas as orientações devem ser mantidas como: higienização freqüente das mãos com água e sabão ou álcool gel; utilização de lenço descartável para higiene nasal; ao tossir ou espirrar cobrir o nariz e a boca e evitar dividir objetos de uso pessoal, como toalhas de banho, talheres e copos.

Segundo o Secretário de Estado de Desenvolvimento Regional, Dorival Carlos Borga, as orientações sobre as formas de prevenção são repassadas as Secretarias Municipais para que possam atingir o maior público possível. Um exemplo deste trabalho se concentrou com dois encontros específicos realizados em Videira, com a Equipe da Diretoria de Vigilância Epidemiológica do Estado, que reuniu secretários municipais e profissionais de saúde, como médico e enfermeiros. O Encontro foi uma solicitação da 9ª SDR e aconteceu previamente em maio, antes do período alto de contaminação, frequentemente registrado nos meses de junho e julho.

"A Gerência de Saúde da 9ª SDR tem uma função importantíssima nesse processo, que é repassar as orientações e prover, caso necessário, capacitações com os órgãos do Governo do Estado, sobre as orientações e dicas de prevenção. O objetivo é repassar as informações e estimular que as Secretariais Municipais efetuem esse alinhamento com a comunidade, para que mais pessoas possam tomar conhecimento e se prevenir" afirmou Borga.

Na regional de Videira a Gerência de Saúde reforça a importância de cuidados simples que podem interferir positivamente na menor incidência de doenças respiratórias, em especial, casos mais graves como H1N1. O alerta principal se dá pela grande quantidade de casos que a regional registrou, foram, até o último boletim emitido pela Diretoria de Vigilância Epidemiológica do Estado, no dia 25 de junho, 13 casos confirmados na regional, sendo um em Lebom Régis, um em Caçador, um em Ibiam, um em Tangará e outros nove casos em Videira, sendo do total: 12 pelo vírus H1N1 e um caso de H3N2.

A incidência de casos fez com que na regional a imunização também tivesse índices significativos. Em quase todos os 20 municípios integrantes da Gerência Regional de Saúde a vacinação contra gripe ultrapassou as metas estipuladas pelo Ministério da Saúde de 80% dos grupos prioritários, em muitos municípios o índice chegou a 100%.

"É importante destacar que a vacinação transcorreu dentro do previsto pelo Ministério da Saúde e que todos os municípios foram atendidos igualitariamente. Sobre os casos confirmados na regional, todos os procedimentos protocolares foram realizados e todos os diagnosticados receberam tratamento adequado. Agora com o fim da campanha de vacinação, permanecem as orientações de prevenção, para que casos não voltem a ser registrados na nossa região. São pequenas ações que fazem a diferença" finaliza o gerente Geancarlos Farinon Flores de Matias reforçando que a Gersa permanece a disposição das comunidades e dos municípios para contribuir com ações de prevenção.


Fonte: Assessoria de Imprensa