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Videira: EEB Adelina Régis é destaque em Feira Nacional da Matemática

Já pensou em um número que denotasse beleza e harmonia. Esse mesmo número encontrado em diferentes ambientes como: corpo humano, natureza e até mesmo nas composições musicais. Pois foi esse o estudo que deu a EEB Adelina Régis, do município de Videira, o troféu de destaque na Feira Nacional da Matemática, realizado de 15 a 17 de julho, em Jaraguá do Sul, Santa Catarina. O trabalho da escola estadual de Videira, integrante da Gerência Regional de Educação, da 9ª Secretaria de Estado de Desenvolvimento Regional (SDR), elevou o patamar da região, com reconhecimento nacional. Para o secretário regional Dorival Carlos Borga, o troféu denota a qualidade do trabalho apresentado "Essa é uma pequena demonstração da eficiência do ensino estadual na região. Trabalhos como esse, reconhecido nacionalmente, são desenvolvidos em todas as unidades escolares da regional, primando sempre pelo envolvimento do aluno e principalmente pela sua compreensão. Parabenizamos todo o sistema pelas conquistas constantes" afirmou.

O trabalho foi desenvolvido pelas alunas Taimara Antunes dos Santos e Marisa Isolda Constantini, orientadas pela professora Ana Barbara Zago Bortolozzo. A classificação para a estadual foi definida em etapa regional, ocorrida em 2014, quando as estudantes freqüentavam o terceiro ano do Ensino Médio, no entanto, o trabalho iniciou bem antes, com a definição do tema e a aplicação do mesmo em sala de aula.

O número de ouro, segundo a professora orientadora, instigou a curiosidade dos alunos devido as suas ilimitadas aplicações. Correspondente ao número irracional 1,6180 é base de diversos estudos científicos que identificam como o representante da beleza e da harmonia. Com base no número e na fórmula necessária para a obtenção desse resultado, o trabalho foi desenvolvido, inicialmente nos cálculos aritméticos nos próprios alunos, que tiraram suas medidas e aplicaram dentro dos conceitos do número de ouro.

Aprofundando ainda mais o conteúdo, uma mascara do programa de edição de imagens "photoshop" também foi trazido para o tema, utilizando as imagens dos alunos, identificando assim, a beleza assimétrica, entre outras informações. A natureza, os instrumentos e as composições musicais também foram pauta para a aplicação no número de ouro. Na pintura, por exemplo, o quadro da Monalisa, de Leonardo da Vinci, foi um dos avaliados no projeto e identificou 100% a utilização do conceito para sua composição. No violino, um dos instrumentos tocados pela aluna Marisa, também foi encontrado no resultado o 1,6180.

"O projeto consiste em matemática pura, estudo de proporção, fórmula de Bhaskara, entre outros cálculos e foram repassados de forma lúdica e envolvente. O maior prêmio desse trabalho é a compreensão e a aplicação da matemática no dia-a-dia dos alunos, que saem das escolas muito mais preparados. O reconhecimento é todo delas, a quem parabenizo mais uma vez" afirmou a professora.

Segundo a gerente de educação, Rita de Cássia Soares, esse tipo de prática tem que ser reconhecido. Ela destaca que em todas as escolas estaduais há boas práticas que devem ser multiplicadas e ótimos profissionais e alunos que devem ser aplaudidos.

A 4ª Feira Nacional de Matemática contou com 147 trabalhos expostos realizados em 57 municípios de 15 estados brasileiros. Esta edição do evento reuniu 294 alunos e 210 professores inscritos nas categorias educação especial, educação infantil, ensino fundamental - anos iniciais, ensino fundamental - anos finais, ensino médio, ensino superior, professor e comunidade. Os trabalhos foram selecionados por comissões de avaliação de 14 feiras municipais, 18 regionais e duas estaduais promovidas em 2014 e 2015. A feira recebeu cerca de 3 mil visitantes entre estudantes, professores e comunidade.




Fonte: Assessoria de Imprensa