Sueli Perazzoli Trindade (E) e Ortenila Sopelsa (D). |
O livro propõe identificar a diversidade em sala de aula e a articulação entre as diferentes áreas do conhecimento a fim de minimizar a fragmentação do ensino na maioria das escolas. De acordo com o professor do mestrado da Unoesc, Paulino Edit, os alunos se deparam no cotidiano com uma grande dificuldade de comunicação e uso da linguagem no ensino disciplinar. Nesse contexto os professores não conseguem dar “significado ao conteúdo” e o processo de ensinar torna-se autoritário.
A ideia da transdisciplinaridade ultrapassa os limites da interdisciplinaridade, torna as disciplinas comunicativas entre si e as reconhece como processos históricos e culturais do ensino e da aprendizagem na formação do aluno para a vida em sociedade, na atividade produtiva e nas experiências subjetivas.
Em sua obra, a professora Sueli Perazzoli buscou investigar a possibilidade de desenvolver atitudes transdisciplinares no 4º ano do ensino fundamental de uma Escola Básica da rede estadual de ensino de Videira (SC).
Os pontos observados, tais como conteúdos sugeridos pelo currículo escolar anual, formação humana e prática pedagógica aplicada em sala de aula, poderão ser verificados durante a leitura do livro, que traz referências bibliográficas, tabelas e ilustrações coloridas.
Texto: Dhébora Santiago
Fonte: ederluiz.com.vc