Notícias do Novo Tílias News

População videirense elenca prioridades na 5ª Conferência Municipal de Saúde

Durante toda a última quarta-feira (1), gestores públicos, profissionais da saúde, comunidade civil organizada e população debateram os rumos da saúde em Videira, durante a 5ª Conferência Municipal da Saúde, promovida pela Prefeitura de Videira, por meio da Secretaria Municipal de Saúde. O evento aconteceu no Centro de Eventos Vitória (CEVI) e reuniu mais de cem conferencistas.

Ao abrir o encontro, a secretária municipal da Saúde - Maria Eneida Furlin Dresch destacou os avanços e a influência das conferências na gestão pública em saúde. "Tenho certeza que os debates de hoje servirão para construirmos juntos uma saúde melhor. Afinal, é a população e os trabalhadores da saúde unindo forças e representatividade para melhorar a qualidade dos serviços prestados, aqui em Videira e em todo o país", declarou.

Com o tema "Saúde Pública de Qualidade para Cuidar Bem das Pessoas: Direito do Povo Brasileiro", a Conferência oito eixos temáticos, abordando o direito à saúde, financiamento e gestão do SUS, valorização do trabalho e da educação em saúde, inovações e tecnologias da área, e demais itens importantes para a melhoria das políticas públicas da saúde. Os participantes também tiveram a oportunidade de assistir a uma palestra sobre o Sistema Único de Saúde de Qualidade - um Compromisso de Todos, com a enfermeira Maria de Fátima Rovaris, do Ministério da Saúde.

No total, foram elencadas 39 prioridades, contemplando todos os eixos. Entre as principais estão: garantir o repasse de recursos financeiros estaduais e federais para os municípios; regionalizar os serviços de alta e media complexidade trazendo para mais perto de quem necessita os exames e consultas especializados; revisar e atualizar a Tabela SUS com valores compatíveis aos custos; aumento do quadro de funcionários, com o objetivo de cobrir todas as áreas do município; ampliação das cotas de exames (em várias especialidades) para diagnóstico precoce de doenças; garantir políticas sociais e econômicas que visem à redução do risco de doenças e outros agravos (na atenção básica, com abordagem a saúde da população vulnerável.

Terezinha Zulmira Rosseti participa dos grupos da Terceira Idade e, de acordo com ela, a saúde é boa em Videira, tanto nos atendimentos realizados quanto nos programas oferecidos, como é o caso do Programa de Atenção ao Idoso. Ela disse ainda que sua participação na conferência é uma forma de incentivar a Secretaria de Saúde a continuar investindo nas atividades de Atenção ao Idoso e a melhorar de forma geral. Já a pedagoga Fabiana Woitko Arndt, se fez presente no encontro para adquirir mais conhecimento na área da saúde. "Pretendo também contribuir com o aperfeiçoamento da saúde no município, principalmente nas escolas, que é onde eu atuo", justificou.

Eneida fez um balanço positivo do evento. "A participação da comunidade foi excelente, trazendo sugestões, críticas construtivas e elencando prioridades que irão afetar positivamente toda a área da saúde", pontuou. Na ocasião, foram eleitos os delegados que representarão o município de Videira na Conferência Estadual, que acontece em Lages, de 23 e 24 de setembro.



Fonte: Assessoria de Imprensa