Notícias do Novo Tílias News

PESQUISA INÉDITA TRAÇA PERFIL DA ENFERMAGEM NO BRASIL E EM SANTA CATARINA

O mais amplo levantamento sobre a enfermagem já realizado na América Latina será divulgado em um encontro na Assembleia Legislativa de Santa Catarina. A apresentação do resultado da pesquisa “O perfil da Enfermagem no Brasil e em Santa Catarina” ocorre nesta terça-feira (04) e reúne profissionais de todo o estado.

Para fazer o levantamento foram ouvidos mais de 1,8 milhão de trabalhadores. O estudo foi realizado pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), por iniciativa do Conselho Federal de Enfermagem (Cofen) e apoio do Conselho Regional de Enfermagem de Santa Catarina. De acordo com dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a área de saúde compõe-se de um contingente de 3,5 milhões de trabalhadores, dos quais cerca 50% atuam na enfermagem (cerca de 1,8 milhão). A pesquisa sobre o Perfil da Enfermagem, realizada em aproximadamente 50% dos municípios brasileiros e em todos os 27 estados da Federação, inclui desde profissionais no começo da carreira até os aposentados.

Para a enfermeira e presidenta da Comissão de Saúde, deputada estadual Ana Paula Lima (PT), esse é um momento muito importante para conhecer o perfil desses trabalhadores. ”A pesquisa mostra dados extremamente relevantes sobre a enfermagem. Ter esse diagnóstico é essencial para pensarmos a profissão e a área da saúde”, afirma a parlamentar.

O estudo mostra dados estaduais sobre a tendência a masculinização da profissão, alta escolaridade destes trabalhadores, além de detalhes sobre renda e áreas de concentração. A divulgação da pesquisa tem início às 14 horas, no auditório Antonieta de Barros.

Fonte: Assessoria de Comunicação Dep. Ana Paula Lima