Notícias do Novo Tílias News

Joaçaba: Pedido de doação de sangue para criança não passa de boato

Desde ontem circula pelas redes sociais um pedido de doação de sangue para uma criança de 2 anos que estaria necessitando com urgência. Muitas pessoas procuraram o Hemosc de Joaçaba para doar o tipo sanguíneo solicitado, o B+. Embora a atitude de quem procura para seja louvável, a informação sobre o caso não é verdadeira.

Entramos em contato com o Hesmosc de Joaçaba para apurar os detalhes. Segundo o Gerente Técnico da unidade, Maicon Bortoluzzi, os estoques estão adequados e não existe nos hospitais da região um pedido para as características do apelo. “Geralmente quando temos a necessidade urgente de algum tipo sanguíneo entramos em contato direto com aqueles doadores que temos cadastrados. Neste caso não conseguimos identificar  de onde teria partido esse apelo. Se fosse em outras regiões do Estado toda a rede seria mobilizada e todas as unidades direcionaram para quem estivesse precisando”.

O problema que esta situação pode causar é que após realizar a doação o doador só poderá voltar ao Hemosc dentro de um período de 60 a 90 dias, se neste tempo existir um pedido real para aquele tipo sanguíneo o voluntário estará impossibilitado de doar e poderá faltar o sangue daquela tipagem.

Pedidos de doação de forma oficial só partem do Hemosc, através de divulgação pelos veículos de comunicação ou então diretamente com os doadores voluntários já cadastrados, que são convocados em casos de urgência. Nestas horas o Hemosc utiliza de um cadastro para chamar somente aqueles doadores que tem a tipagem sanguínea necessária.

A mesma informação também circulou por outras regiões. Quem tiver dúvidas pode entra em contato direto com o Hemosc de Joaçaba, o telefone é o 3527-2200.

Fonte: ederluiz.com.vc