Já durante o mês de junho a Andrade começou um trabalho interno voltado à conscientização sobre a importância de ser um doador de sangue. Isso porque no dia 19 do mês passado foi comemorado o Dia Mundial do Doador de Sangue. A data foi intitulada em 2004 pela Organização Mundial de Saúde (OMS) e tem desde então como objetivo homenagear e agradecer a todos os doadores que ajudam a salvar vidas diariamente. Na data comemora-se também o aniversário de Karl Landsteiner, prêmio Nobel pela descoberta do sistema de grupos de sangue ABO.
Com o trabalho de conscientização efetuado em julho começaram as doações. O primeiro grupo reuniu os colaboradores de Chapecó – tanto da Loja Andrade Materiais do bairro Efapi quanto da Loja Acabamentos localizada na área central. Seis funcionários estiveram no Hemosc/Chapecó na quarta-feira, dia 8 de julho, realizando a doação. Dos seis, apenas um já era doador – os outros cinco realizaram cadastros novos.
A mesma ação será realizada junto ao Hemosc de Joaçaba e vai reunir os colaboradores das unidades Andrade do meio-oeste catarinense. A ação acontece ainda em julho.
Por que doar sangue?
O sangue é um tecido vivo que circula pelo corpo, essencial à vida.
Todos os dias acontecem centenas de acidentes, cirurgias e queimaduras violentas que exigem transfusão, assim como os portadores de hemofilia, leucemia e anemias.
Além disso, doar sangue é um ato simples, tranquilo e seguro que não provoca risco ou prejuízo à saúde. Se cada pessoa saudável doasse sangue espontaneamente pelo menos duas vezes ao ano, os Hemocentros teriam Hemocomponentes suficiente para atender toda população. O sangue não tem substituto. Por isso a doação espontânea e periódica é fundamental. Uma única doação de sangue pode salvar várias vidas.
Doar sangue é uma atitude necessária, de solidariedade, cidadania e amor.
Lembre-se:
Sangue não se fabrica artificialmente;
O sangue doado não ultrapassa 10% do volume em circulação no corpo;
A quantidade doada é reposta rapidamente;
Você só doa novamente se quiser. A doação de sangue não vicia;
A doação acontece em ambiente confortável e limpo;
O doador é atendido por pessoal capacitado e qualificado para esta função.
O que é necessário para doar?
Ter idade entre 18 e 69 anos, 11 meses e 29 dias;
Doadores com idade de 16 e 17 anos de idade, são aceitos para doação mediante a presença e autorização formal dos pais e/ou responsável legal;
O limite de idade para primeira doação é de 60 anos;
O candidato à doação deve estar em boas condições de saúde, sem feridas ou machucados no corpo;
Pesar acima de 50 kg (com desconto de vestimentas);
Apresentar documento de identidade com foto, emitido por órgão oficial: RG., carteira profissional, carteira de motorista, etc.
Ter repousado bem na noite antes da doação;
Evitar o jejum. Fazer refeições leves e não gordurosas, nas 4 horas que antecedem a doação;
Evitar uso de bebidas alcoólicas nas últimas 12 horas;
Evitar vir acompanhado com crianças, sem acompanhantes.
Fonte: Nativa Comunicação