Notícias do Novo Tílias News

Câmara Setorial debateu em Videira alternativas para o setor da uva e do vinho

Foi realizada na tarde desta sexta-feira, dia 17, no Auditório da Epagri de Videira a reunião da Câmara Setorial da Uva e do Vinho. O evento teve início às 14 horas e reuniu: produtores, órgãos do setor e autoridades locais e regionais. O diretor da Secretaria de Estado da Agricultura e Pesca, Hilário Gottselig esteve representando o Secretário de Estado da Agricultura, Moacir Sopelsa, e evidenciou a importância para o estado da Câmara Setorial "Tanto o Secretário Sopelsa como o próprio Governador Raimundo Colombo aprovam e estimulam os trabalhos desenvolvidos pela Câmara Setorial e norteiam ações nas estratégias diferenciadas levantadas pelo segmento" afirmou Gottselig.

Os trabalhos da Câmara Setorial se concentraram na apresentação dos resultados obtidos em projetos desenvolvidos para o setor. Para a região do Vale do Rio do Peixe se concentraram dois em específicos, que tratam da produção do suco e também de novas espécies de uvas, oriundas da Alemanha e Itália.

Com referência a produção de suco, o gerente de pesquisa da Epagri, Vinicius Caliari, evidenciou como ela estará sendo desenvolvida. A mesma consiste em pesquisa para melhoramento da matéria prima, em especial a uva bordô, utilizada para o suco de uva e avançará no atendimento a indústrias de suco, por meio da consultoria especializada para o segmento, indicando adaptações em layout, melhorias em processos, entre outras ações. Segundo o pesquisador, o grande objetivo é conquistar uma indicação geográfica de procedência, que ampliará os horizontes aos produtores locais com reconhecimento nacional.

Outro projeto apresentado no evento trata da implantação em solo catarinense de variedades de uva, de origem Alemã e Italiana, que são resistentes a pragas comuns registradas na espécie. Segundo a Câmara, a implantação se dará em cinco pontos do estado: Videira, Água Doce, São Joaquim, Curitibanos e São Joaquim. Com a tecnologia registrada na genética dessas variedades importadas, o produtor catarinense poderá avançar em quantidade e qualidade do colhido.

O final do evento foi marcado por uma degustação de doze tipos de vinhos, produzidos com base em 36 variedades de uvas colhidas em áreas de altitude do estado de Santa Catarina. O acompanhamento e o processamento se deu por meio de uma parceria com a Universidade Federal de Santa Catarina.

O secretário de Estado de Desenvolvimento Regional, Dorival Carlos Borga, também prestigiou o evento e reconheceu a importância da Câmara Setorial "Nossa região possui na uva e no vinho uma das essências econômicas, concentrada quase que na maioria dos casos em pequenas propriedades. Avaliamos a atividade da Câmara Setorial como essencial para propor o crescimento e o desenvolvimento dessa atividade, por meio de alternativas eficazes para esse setor" finalizou o secretário.




Fonte: Assessoria de Imprensa