Notícias do Novo Tílias News

Programa Saúde na Escola realizou mais de 2670 atendimentos em Videira

O Programa Saúde na Escola 2015 (PSE) atendeu, entre os meses de março e maio, 2.678 crianças matriculadas em creches e escolas da rede pública de Videira. Entre as atividades realizadas estavam a averiguação da situação vacinal, verificação dos dados antropométricos (peso e altura) de todos os alunos, realização do teste de Snellen (acuidade visual) para os estudantes do primeiro ao nono ano, avaliação odontológica com escovação supervisionada, aplicação de flúor e entrega de KITs odontológicos, além de palestras sobre educação nutricional.

De acordo com a secretária municipal da Saúde - Maria Eneida Furlin Dresch, o Programa Saúde na Escola (PSE) é uma importante iniciativa do Ministério da Saúde. "O principal objetivo do PSE é integração e articulação permanente da educação e da saúde. Com ações que contribuem para a formação integral dos estudantes, com atendimentos de promoção da saúde, prevenção de doenças e agravos à saúde, com vistas ao enfrentamento das vulnerabilidades que comprometem o pleno desenvolvimento de crianças e jovens da rede pública de ensino", explicou.

Além dos atendimentos, também foram realizadas palestras educativas para os alunos e atividades lúdicas, como teatro de fantoches. Para a coordenadora da atenção básica, Leticia Béz, um dos pontos positivos do PSE foi a grande participação dos alunos durante as atividades educativas. "Durante as ações, houve grande interação com os alunos, o que demonstra grande interesse, tanto dos alunos quanto dos locais de ensino em promover a saúde", destacou. Ainda de acordo com Letícia, os alunos que apresentaram alterações foram encaminhados para atendimento no setor competente.

O Programa Saúde na Escola é uma promoção das secretarias de Saúde e Educação de Videira, em parceria com o Núcleo de Apoio a Saúde da Família (NASF), Estratégias de Saúde da Família, área odontológica e área de nutrição, com o apoio do curso de Nutrição da UNOESC. Os profissionais envolvidos são enfermeiros, educadores físicos, psicólogos, nutricionistas, dentistas, auxiliares de dentistas, com o apoio das agentes comunitárias de saúde.

Instituições de Ensino Participantes

Conforme adesão realizada junto ao Ministério da Saúde, foram contemplados com as atividades os Centros Municipais de Educação Infantil (CEMEI): Ambrosio Fiorese, O Ferroviário, Vereador Jorge Martins, Euclides Jose Biasi, Wellesley Antonio Gaio, Amélia Zanesco Peretti, Ivone Maria Ogliari, Luiz Antonio Faccio, São Roque e Aparecida. Entre as escolas municipais beneficias estavam a Fidelis Antônio Fantin, Waldemar Kleinubing, Paulo Fioravante Penso e Escola Polo São Pedro, bem como as Escolas Estaduais Padre Bruno Pokolm e Sueli Maria Gheller.




Fonte: Assessoria de Imprensa