Policiais ambientais de todo Estado estão reunidos em Joaçaba. |
Segundo o major Jardel Silva, que coordena o programa em todo Estado, a educação ambiental será expandida através do programa com os agricultores. “Estamos levando essa parte de educação ambiental para os produtores, levando orientações sobre agrotóxicos, os cuidados com os resíduos, destinação correta, os cuidados e o uso conscientes da motosserra, desmatamento, orientado o que pode ser tirado de árvores na propriedade. Ou seja, um serviço de conscientização para que o produtor possa ter um manejo sustentável da sua propriedade sem causar danos ao meio ambiente”.
No encontro de Joaçaba os processos para desenvolver esta conscientização estão sendo padronizados e em breve começarão a ser realizadas as orientações aos produtores. “Buscaremos reunir os produtores por comunidades, fazer um convite para que compareçam em palestras, orientações e também faremos visitas nas propriedades. Nossa ideia é que sejam vistorias sem compromisso, para verificar pontos que podem ser adaptados e melhorados, uma espécie de check up na propriedade rural para dar orientações de como se deve proceder”. Explicou o major.
Outro assunto que será discutido no encontro é o programa de Protetores Ambientais. Na área de abrangência da Polícia Militar de Herval d´Oeste 130 crianças estão participando, reunidas nos municípios de Herval d´Oeste, Campos Novos, Concórdia e Irani. A formação da consciência destes adolescentes é o maior ganho do programa.
“Nas unidades que tem esse programa a mais tempo nos temos protetores ambientais que hoje são nossos parceiros, que se tornaram engenheiros ambientais, químicos e viram nossos instrutores. Tudo isso foi possível por que com o programa eles tiveram despertado o gosto pelo meio ambiente. Outros resultados as vezes não conseguimos mensurar, mas é a educação daquele adolescente que modifica a ação das pessoas que convivem com ele. Isso já é um ponto muito positivo”. Finalizou o major Jardel.