
"Domingo é o dia de ficar com a família, curtir um programa diferente e se divertir. Há alguns anos, a Secretaria de Turismo e Cultura vem fazendo programações especiais no domingo. Justamente para dar mais opções de lazer e cultura para todas as famílias videirenses. Por isso, convidamos a todos para prestigiarem os shows dos alunos do Núcleo de Música", destaca o secretário da pasta, Clemir Schmitt.
Acordes Clássicos
Aclamado pelo público, o concerto Acordes Clássicos será apresentado pela segunda vez, agora no Projeto Arte no Parque. Com regência dos músicos João Batista Fernandes da Rocha e Marco Aurélio Perin dos Santos, a apresentação marca a despedida do violonista Ariel Rossi - músico argentino, naturalizado na Suíça, que está finalizando seu intercâmbio em Videira, através da parceria com a Associação Suíça em Prol da Música de Videira. Durante quatro meses, Rossi deu aulas de violão para os alunos da oficina de violão, repassando seus conhecimentos e técnicas. Da mesma forma, ele ministrava aulas para os professores do Núcleo de Música, como forma desses aperfeiçoarem seus conhecimentos.
Durante o concerto, o público poderá assistir apresentações dos mais variados estilos de música, indo desde o tango argentino, passando por clássicos do rock internacional, até a música popular brasileira. As canções serão interpretadas por cerca de 20 alunos que frequentam as oficinas de violão. Também terá participação de músicos locais convidados. Em caso de chuva, o evento será cancelado.
Classicismo de Boteco
Com o tema de Boteco, o Madrigal Som da Pessoa, se apresenta às 20 horas, no Cevi. Com decoração temática e um repertório que lembra um boteco, cerca de 20 coralistas, entre sopranos, tenores, contraltos e baixos, interpretarão musicas de períodos diferente e prometem emocionar o público presente. De acordo com a Maestrina Maria Eloiza Otto, o espetáculo será divido em duas partes. A primeira contemplará a apresentação de músicas sacras, do final do século 16, indo até o século 18. Já a segunda parte, enfocará mais o boteco e a taberna, com bastante música brasileira.
Maria Eloiza explica que há três meses o grupo vem ensaiando semanalmente. Todos os membros ajudam a definir o teme, como também, posteriormente, auxiliam na escolha das músicas e elaboração dos arranjos. "Durante todo o processo os alunos participam ativamente, temos grandes talentos no Madrigal e o concerto vai ser uma ótima oportunidade para mostrarmos isso aos videirenses", afirmou.
Há cinco anos o Núcleo de Música de Videira mantém o Madrigal Som da Pessoa, voltado para os jovens que gostam de cantar. Anualmente é realizado um concerto, sempre temático. O último realizado foi sobre rock.
Fotos: Pedro Schaitel
Fonte: Assessoria de Comunicação Prefeitura de Videira