Notícias do Novo Tílias News

Mobilidade Urbana é tema de reunião entre os municípios de Luzerna, Joaçaba e Herval d’Oeste

Entre as propostas a construção de um Anel Viário

Numa iniciativa da Associação dos Municípios do meio Oeste Catarinense (Ammoc) por intermédio do presidente e prefeito de Luzerna Moisés Diersmann, foi realizada na manhã desta quarta-feira (24), no auditório da Associação, uma reunião para tratar da mobilidade urbana da região no que diz respeito aos três municípios que sofrem com os graves problemas de trânsito. Estiveram presentes o secretário executivo da Ammoc, Odovir Foiato, o engenheiro civil da Ammoc, Denir Zulian, o secretário de Desenvolvimento Regional (SDR), Ricardo Grando, o prefeito de Herval d’Oeste Nelson Guindani, representantes do Deinfra, da Prefeitura e Câmara de Vereadores de Joaçaba e Associação Comercial d Industrial do Oeste Catarinense (Acioc).

Entre as propostas a construção de um Anel Viário, mas como a obra que terá um trecho de 20 quilômetros está orçada em R$ 70 milhões e deverá levar muito tempo para ser construída, o presidente da Ammoc acredita que este deva ser um investimento do Governo do Estado. “Precisamos pensar numa solução a curto prazo para resolver este sério problema que é o nosso trânsito, claro sem deixar de buscar a construção do Anel Viário”.

Dentre as sugestões apresentadas está uma via rápida ou via expressa de Luzerna a Herval d’Oeste, usando o trajeto dos trilhos da rede ferroviária que não está mais sendo utilizado. “Como os trilhos pertencem a ALL é há também uma área de preservação ambiental, precisamos buscar equacionar este problema, pois são questões de direito e ambiental. O Anel Viário é um projeto que se discute há 38 anos, não vamos ficar discutindo mais outros 20 anos”.

Diersmann acredita que com a união dos três municípios, esta via possa ser construída. “É inadmissível que alguém leve uma hora para vir de Luzerna a Joaçaba, o trânsito está caótico, não dá mais para protelar, vamos buscar uma empresa que faça o estudo de viabilidade técnica desta via expressa e recursos para viabilizá-la”.



Fonte: Assessoria de Imprensa/Joce Pereira