Roberto Francisco Wesoloski (Betinho), nomeado para o Conselho. |
O Conselho é um órgão consultivo, deliberativo e normativo, que trata da discussão, acompanhamento e proposição de diretrizes para a consolidação da política estadual do esporte em Santa Catarina. É composto por 21 membros, tendo 10 indicados por representantes da sociedade civil, 10 indicações governamentais, além de o presidente da Fundação Catarinense de Esporte (Fesporte), como membro nato.
Roberto Francisco Wesoloski (Betinho), nomeado para o cargo, iniciou sua trajetória no esporte como atleta de voleibol. Em 1986, foi campeão catarinense categoria infanto-juvenil, jogando pela S.E.R Sadia de Concórdia. No mesmo ano, representou Santa Catarina no campeonato brasileiro de seleções, categoria infanto-juvenil, realizado em Goiânia/GO, obtendo a terceira colocação.
Em 1996 também representou o estado nos Jogos Escolares Brasileiros (JEBS), categoria infanto-juvenil, realizado em Vitória/ES. Como atleta de Joaçaba e Florianópolis participou dos Jogos Abertos de Santa Catarina nos anos de 1986, 1987, 1988, 1989, 1991 e 1992.
Betinho, o Secretario de Cultura, Turismo e Esporte de SC, Felipe Melo Filho, e o Secretário de Educação de Joaçaba, José Junqueira. |
O nome do joaçabense faz parte de uma indicação governamental em reconhecimento ao currículo desportivo e aos relevantes serviços prestados em prol do esporte catarinense.
Destaque como dirigente esportivo
Sua atuação no esporte não se limitou a fase de atleta. Betinho que é graduado e pós-graduado em odontologia, professor do mesmo curso na Unoesc de Joaçaba, terminou no ano de 2002 sua especialização em Administração Desportiva.
Foi de 2009 a 2011, Superintendente da Fundação Municipal de Cultura e Esporte de Joaçaba. Em 2010, foi delegado por Santa Catarina na III Conferência Nacional do Esporte realizado em Brasília/DF.
Um de seus orgulhos, foi ter sido idealizador e fundador da AJOV (Associação Joaçabense de Voleibol) que revelou a atleta campeã Olímpica Natália Zilio Pereira.
Vantagens da indicação para Joaçaba
A indicação de um munícipe para o conselho é de extrema importância já que a região conta apenas com um conselheiro em Concórdia e outro em Curitibanos, os demais estão na região litorânea, resultando no chamado processo de “litoralização” dos recursos, dos programas e investimentos do governo do Estado.
Segundo informou Betinho, termos representantes regionais é uma forma de contribuirmos para o desenvolvimento integral e homogêneo do esporte, evitando que algumas regiões se desenvolvam mais em detrimento de outras. “Estando no Conselho poderei levar ao conhecimento dos demais membros e dirigentes esportivos as potencialidades que possuímos, além de defender pleitos do interesse regional”, destacou.
Betinho também aproveitou para salientar que o Conselho é o local para se discutir o atual modelo esportivo catarinense. Para ele, o Estado tem apoiado muitos eventos esportivos, o que dificulta a formulação de uma política pública planejada para o esporte, por absoluta falta de tempo, visto que o calendário está abarrotado de competições.
“Proponho a aproximação da Fesporte com as federações esportivas, a redução da quantidade de eventos esportivos, a democratização do acesso ao recurso público, a formação e capacitação de mobilizadores regionais para fomentar a prática do esporte, a implantação de um Fórum de discussão permanente, com a participação da sociedade civil e do governo, tendo como objetivo a definição da Política de Esporte para o Estado, através da formulação de um Plano Decenal”, termina Betinho.
Fonte: http://www.ederluiz.com.vc